A contracultura opera como uma poética da cultura?

A poética não se restringe ao universo da literatura ou das artes em geral, uma vez que se relaciona diretamente com a existência humana

 11/03/2025 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Para o professor Martin Grossmann, a contracultura opera como uma poética da cultura! Ele explica: “A origem da poética está na obra do filósofo grego Aristóteles. Essa obra, em parte, seria uma crítica ao seu mestre, Platão, que argumentava que a poesia é a representação de meras aparências e, portanto, enganosa e moralmente suspeita. Aristóteles, fascinado pelo desafio intelectual de formar categorias e organizá-las em sistemas coerentes, aborda os textos literários como um ‘cientista-artista’, considerando cuidadosamente as características de cada “espécie” de texto. Na perspectiva de Platão, os poetas deveriam ser banidos da sociedade perfeita. A contraponto, Aristóteles intenta descrever a função estética, social e a utilidade ética da arte, estabelecendo assim as bases para uma teoria da literatura e das artes, parte integral da experiência e do conhecimento humano”, explica Grossmann. No entanto, admite ele, “a poética não se restringe ao universo da literatura ou das artes em geral, uma vez que se relaciona diretamente com a existência humana, com a experiência consciente do sujeito no espaço-tempo. Necessário assim dar um “salto quântico” do aristotélico ao fenomenológico e mencionar a importância das obras de Gaston Bachelard  e de Michel Foucault”.  

De acordo com o colunista, Bachelard estava particularmente interessado na psicodinâmica da imagem literária, “investindo em uma arqueologia do imaginário espacializado, da intimidade do sujeito que habita, que vivencia. Já Foucault potencializa e amplia essa condição ao propor ‘outros espaços’, investindo em uma experiência heterotópica, crítica, que incorpora a crise, o desvio, a exclusão e a ilusão. Mas para chegarmos à cultura contemporânea precisamos de mais fôlego. Vamos deixar para o nosso próximo encontro”. 

Na Cultura, o Centro está em Toda Parte

Com o Prof. Martin Grossmann

A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9), com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.