Para a sociedade avançar, é preciso cultura matemática

Eduardo Colli e José Alberto Cuminato argumentam que a matemática é uma ferramenta que ajuda a compreender o mundo e que está diretamente relacionada aos avanços da tecnologia

 08/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por
A matemática tem um importante papel nas soluções dos principais desafios da atualidade – Foto: Pixabay
Logo da Rádio USP

Toda a tecnologia e a ciência presentes no cotidiano são baseadas em modelos matemáticos e, às vezes, nem percebemos isso. A matemática é intrínseca à vida e ao cotidiano das pessoas e fundamenta as leis básicas de várias outras áreas do conhecimento. Diante disso, um estudo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ressaltou que os matemáticos têm um importante papel nas soluções dos principais desafios da atualidade e para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além de defender que deveriam estar nos conselhos científicos dos governos para auxiliarem nas tomadas de decisões.

Eduardo Colli, professor do Instituto de Matemática e Estatísticas da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

De acordo com o professor Eduardo Colli, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, os processos naturais e sociais são muito complexos e para entendê-los são necessários modelos matemáticos. “Não é uma discussão acalorada e uma votação. É importante que as decisões políticas sejam pautadas em um debate científico que envolva matemática. Então, eu defendo muito que a matemática participe sempre dos processos decisórios”, argumenta o professor. 

A matemática, defende Colli, é uma ferramenta para ajudar a compreender o mundo e os fenômenos que ocorrem, “porque muitos fenômenos do mundo são quantificáveis, têm quantidades, grandezas, comprimento, duração, temperatura, massa” e estabelecem relações com as outras ciências.  Isso permite com que sejam feitas previsões de fenômenos naturais ou até aqueles provocados pela sociedade. Por isso, “os matemáticos têm que estar próximos dos outros cientistas”, defende o professor.

Avanços da tecnologia  

Para o professor José Alberto Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, a matemática está diretamente relacionada aos avanços da tecnologia. “Muitos dos avanços tecnológicos dependem crucialmente da matemática”, afirma. 

Professor José Alberto Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP – Imagem de divulgação

A matemática, explica Cuminato, melhora os processos. “Porque você pode produzir, fazer um produto baseado em leis físicas, baseado em observação, mas, chega um momento em que você tem que aprimorá-lo”, papel que o professor atribui à disciplina.  

Falta de cultura matemática

“No Brasil, a matemática é colocada muito como se fosse uma atividade apenas intelectual. Os alunos do ensino básico veem a matemática como se fosse uma disciplina de menor importância e que não tem relação com a vida.” Mas isso não é verdade, segundo Cuminato. 

Problema que não ocorre só no Brasil, já que o estudo da Unesco expôs que a área enfrenta uma falta de profissionais qualificados em todo o mundo. Para o professor, no País, a área é pouco valorizada, o que prejudica o desenvolvimento da sociedade. Para avançar, Cuminato diz que a sociedade precisa ser letrada em matemática.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.