Plataforma gratuita calcula melhor configuração de ambientes fechados para evitar a covid-19

Sistema mostra quantas pessoas caberão dentro de uma sala e dá sugestões de layouts para o local; ferramenta foi utilizada na montagem de salas para receber alunos do Exame Nacional do Ensino Médio

 02/02/2022 - Publicado há 2 anos
Ferramenta apresenta layouts de salas com configurações que ajudam a evitar transmissão do coronavírus – Foto: 123RF

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Para minimizar o risco de disseminação da covid-19 em locais como escolas, restaurantes e consultórios, um grupo de pesquisadores criou uma plataforma que simula configurações, posicionamentos e disposições capazes de auxiliar no planejamento de salas em ambientes fechados. Chamado Sala Planejada, o sistema pode ser utilizado por qualquer pessoa e é possível fazer os cálculos e simulações de forma gratuita pela internet neste link.

A ferramenta teve apoio tecnológico do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A produção nasceu de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Para usar o site basta preencher as opções desejadas e o algoritmo faz o resto. Primeiro é preciso colocar as dimensões de largura e comprimento da sala, além das dimensões das carteiras e o distanciamento mínimo entre os estudantes. O usuário pode escolher se deseja colocar o máximo de alunos dentro da sala, respeitando o distanciamento indicado, ou se quer alocar um número fixo de alunos com a maior distância possível entre eles. O site ainda pergunta se o aluno poderá mover a cadeira dele pela sala. No caso de cadeiras fixas, é preciso informar também quantidade de alunos e fileiras por sala.

Após obter a solução ótima de modelos matemáticos, o próprio sistema mostra quantos estudantes caberão dentro da sala e dá as sugestões de layouts para o local, como mostra a figura.
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Telas de cálculo da plataforma – Foto: Reprodução/Cemeai

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Um dos autores, o professor na Unifesp Luís Felipe Bueno, explica que o site já gerou mais de 15 mil layouts de salas, principalmente em escolas. “Em geral, a solução do problema é obtida através de técnicas de otimização visando a maximizar o número de alunos em uma sala de aula, respeitando uma distância mínima entre as carteiras ocupadas. O aplicativo simula situações em que os assentos são fixos, portanto, devemos decidir onde cada aluno deve sentar, e o caso em que somos livres para mover os assentos”, disse.

Tecnologia usada no Enem

Por intermédio de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a plataforma auxiliou na montagem das salas para receber alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Antes da pandemia, os organizadores trabalhavam com planilhas de quantos alunos poderiam ser alocados em cada sala para realização do exame. Em 2020, a adaptação da montagem foi feita sem o uso de ferramentas de modelos matemáticos, mas as alternativas encontradas não foram muito eficientes.  No ano passado, a tecnologia que desenvolvemos auxiliou para atender às necessidades dos protocolos de distanciamento, obtendo melhores soluções”, comentou Felipe.

Ainda segundo o pesquisador, a plataforma já orientou professores de diversos lugares do Brasil. “Ficamos sabendo que várias Secretarias de Educação sugeriram que diretores e professores usassem nossa ferramenta para estimar a capacidade de suas salas seguindo o distanciamento social. Em especial, muitos professores da rede pública municipal de ensino no RJ procuraram a nossa equipe com dúvidas, que pudemos esclarecer, sobre a aplicação do modelo.”

O principal modelo utilizado é baseado no problema matemático chamado empacotamento de círculos em retângulos e é ainda capaz de considerar obstáculos nos cômodos em que ocorrem as simulações, como portas, pilastras ou escadas, por exemplo, e poderia considerar também espaços com posicionamento fixo de pessoas tais como o caixa, churrasqueiras em restaurantes ou guichês de atendimento.

“Nesse momento em que há ainda muitas dúvidas sobre a pandemia, confiar na ciência é a melhor opção. Em particular, nas contribuições da pesquisa operacional como essa que desenvolvemos em parceria com várias instituições e pesquisadores do País. Matematicamente, estamos apontando como os ambientes podem se tornar mais seguros diante de protocolos preestabelecidos pelas autoridades sanitárias e que são essenciais para a proteção da população, e minimizar os impactos do contágio da doença”, finalizou.

Para utilizar a plataforma acesse: http://www.salaplanejada.unifesp.br

 

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Texto adaptado de Raquel Vieira, da Comunicação do Cemeai

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