TV USP Bauru apresenta especial com ações da Universidade no combate à covid-19

Em quatro episódios, programa “Luta pela Vida: A USP contra o vírus” falará sobre testagem, retaguarda de leitos e pesquisas

 21/03/2023 - Publicado há 1 ano
O especialista em laboratório Thiago Dionísio durante entrevista ao programa – Foto: TV USP Bauru

.
A TV USP Bauru estreia, na noite desta quinta, dia 23 de março, um programa especial com reportagens que mostram as ações do campus de Bauru da USP no combate à pandemia de covid-19. O primeiro episódio será exibido às 20 horas, na TV Câmara, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital.

O programa Luta pela Vida: A USP contra o vírus abordará o papel fundamental que a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) teve na testagem do coronavírus em Bauru e região, uma vez que o Laboratório de Farmacologia da instituição entrou em cena em um momento no qual havia muitos testes de covid-19 represados. Ao todo, foram realizados mais de 100,3 mil testes, o que colaborou para guiar as diretrizes no enfrentamento à pandemia.

“A ideia deste programa é, agora com a pandemia arrefecida, documentar as ações que a USP, especificamente o campus aqui de Bauru, exerceu para ajudar a sociedade neste momento histórico de saúde pública. Houve uma união de esforços e a Universidade de São Paulo teve um papel muito importante nesta luta, que merece ser contado”, destaca Paula Marques, produtora e coordenadora da TV USP Bauru.

Além do episódio inicial da testagem, o programa contará com outras três reportagens abordando também a retaguarda de leitos de covid-19 e pesquisas até então inéditas que ajudaram a entender melhor o novo coronavírus. “A ideia é também mostrar o dia a dia dos envolvidos. Neste primeiro episódio, por exemplo, a equipe do Laboratório de Farmacologia conta como era ficar frente à frente com a doença e, literalmente, segurar nas mãos um vírus tão letal”, comenta Vitor Oshiro, jornalista da TV USP.

“Além de uma documentação importante, este programa também serve para estreitar os laços entre a universidade e a sociedade. Serve para que a população veja que o investimento que ela faz na universidade pública acaba retornando para a própria população, seja em ensino, pesquisa ou extensão”, complementa o editor de imagens Guilherme Bacciotti.

A TV USP Bauru é um órgão de comunicação da Prefeitura do Campus da USP de Bauru. A estreia do programa Luta pela Vida: A USP contra o vírus será exibida nesta quinta, às 20h, na TV Câmara Bauru, pelo canal 10 na NET ou 31.3 UHF Digital. Após a exibição, o programa será disponibilizado nas redes sociais TV USP Bauru: o Facebook, o Instagram e o Canal do Youtube.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.