Mudanças de humor constantes podem indicar síndrome de borderline

Raramente o transtorno, que também apresenta mudanças de atitudes súbitas e impulsivas, é registrado em crianças e adolescentes, justamente pela dificuldade em se perceber o quadro

 20/01/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 10/12/2021 as 14:53
Por

 

Logo da Rádio USP

O transtorno de personalidade borderline é uma síndrome mental caracterizada por sentimentos instáveis de humor, comportamento e relacionamentos, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva. Ela traz graves consequências para a vida de quem a possui. A causa do transtorno de personalidade limítrofe não é bem compreendida.

O psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker, professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, explica que, muitas vezes, o sintoma é confundido com o transtorno bipolar. Apesar dos pontos negativos, a pessoa com borderline consegue se adaptar muito melhor ao mundo do que a maioria das pessoas.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.