USP concede título de Doutor honoris causa ao professor Jorge Almeida Guimarães

Guimarães foi presidente da Capes e atualmente é diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)

15/12/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/12/2020 as 17:27
Em 2017, Jorge Almeida Guimarães participou da cerimônia de assinatura dos contratos das unidades credenciadas pela Embrapii, das quais três são de projetos da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, no dia 15 de dezembro, a outorga do título Doutor honoris causa ao diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães.

A proposta de concessão do título foi apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, “pela sua brilhante trajetória científica e acadêmica ressaltando seus relevantes serviços prestados à pós-graduação brasileira e à Universidade de São Paulo”.

De acordo com o Estatuto da Universidade, o título de Doutor honoris causa é concedido “a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à Universidade”.

Jorge Almeida Guimarães é um estudioso na área de bioquímica e farmacologia, com ênfase em química de proteínas, enzimologia e farmacologia bioquímica e molecular, particularmente nos temas de hemostasia e trombose relacionados à coibição da hemorragia.

+ Mais

USP concede título de Doutor honoris causa ao professor António Nóvoa

Graduou-se em 1963 em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), fez especialização em Fisiologia de Microorganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realizou o pós-doutorado através dos Institutos Nacionais de Saúde nos Estados Unidos.

É reconhecido pelo trabalho em prol da ciência brasileira como diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocupando cargos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), como secretário do Ministério da Ciência e Tecnologia e como presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com atuação marcante na política científica nacional e de formação de novos recursos humanos na pós-graduação.

Como diretor-presidente da Embrapii, Guimarães tem fomentado a transmissão do conhecimento acadêmico para o setor produtivo através de iniciativas pioneiras de inovação no Brasil. A USP tem quatro unidades credenciadas pela Embrapii, ligadas à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e à Escola Politécnica (Poli).

“Além de ser um grande líder na área de pesquisa e ser um grande administrador de instituições científicas, Jorge Almeida Guimarães é uma pessoa fantástica, que se destaca pela sua competência e pela sua inteligência. Fico muito feliz e emocionado em poder conceder esse título em nome da Universidade”, destacou o reitor Vahan Agopyan.