Neurônios-espelho atuam na vida das pessoas de diferentes formas

Conceito cognitivo pode parecer estranho, mas está presente na vida das pessoas desde a vida infantil até a vida adulta, seja pelas propagandas, marketing ou religião

 07/08/2020 - Publicado há 4 anos

Quando consideramos questões envolvendo o cérebro humano, alguns temas interessantes e pouco conhecidos podem vir à tona. Por exemplo, o que nos faz agir de acordo com o que as pessoas fazem? Algo como um reflexo de algo que estamos vendo e que reagimos muitas vezes por instinto? Essa capacidade de simular ações, se deve aos neurônios-espelho, um sistema cognitivo espalhado em partes do cérebro que são responsáveis pela linguagem, empatia e dor. Na coluna de hoje (7), o professor Luli Radfahrer trata justamente desse assunto.

“É aquele momento que você vê uma pessoa caindo e você meio que se arrepia e se retrai porque você sente na sua pele isso. Ou quando você vê uma cena num filme de terror e se esconde, você se encolhe. O que está acontecendo ali? Você está projetando esse tipo de informação dentro de você, vivendo essa informação”, explica Radfahrer, que inclusive cita a pornografia como um dos maiores exemplos dessa situação. 

Uma criança de 3 anos de idade repete praticamente tudo o que um adulto relacionado ao seu ambiente faz, e o processo é exatamente o mesmo citado acima. O colunista também cita adultos, que, ao estarem aprendendo um idioma estrangeiro, repetem determinadas frases para assimilar o que estão ouvindo. A utilização deste sistema é refletido na passagem do tempo através dos mitos, religião e também em propagandas luxuosas, em que vemos pessoas saudáveis (geralmente famosos) usando aquele determinado item de luxo.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Datacracia.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.