Pílula Farmacêutica #21: Verdades e mentiras sobre o novo coronavírus

Não há embasamento científico que relacione a temperatura do ambiente com a propagação do vírus, nem alimentos que podem ajudar na prevenção dele. Checar a fonte da informação é essencial para que a população não caia em fake news

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=313911

Pílula Farmacêutica #21: Verdades e mentiras sobre o novo coronavírus
Pílula Farmacêutica

 
 
00:00 / 4:53
 
1X
 

A covid-19 vem entrando para a história como uma das maiores pandemias da humanidade. A doença do coronavírus, a covid-19, já ultrapassou a casa de um milhão de infectados e é hoje a grande preocupação das autoridades de saúde pelo mundo. Por ser um vírus relativamente novo, é comum que haja poucos dados sobre tratamentos eficazes e meios de prevenção disponíveis.

Em meio a muita informação sem nenhuma base científica, aparecem as famosas fake news, espalhando mais incertezas e deixando muita gente confusa. Por isso, o Pílula Farmacêutica desta semana vai esclarecer algumas dúvidas, contando com a colaboração do acadêmico Wasim Syed, membro do projeto de divulgação científica Vidya, uma plataforma de divulgação e educação científica criada por alunos e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP.

A acadêmia Giovanna Bingre, orientada da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, esclarece algumas das fakes news mais recorrentes, como o vírus ter surgido de laboratórios, alimentos que podem ajudar na prevenção à doença e a relação da propagação do vírus com a temperatura. Para evitar que essas fake news se espalhem, é importante sempre checar a fonte da notícia, dando preferência para fontes oficiais, como Ministério e as Secretarias de Saúde e a Organização Mundial da Saúde, que só publicam conteúdo com embasamento científico e com a recomendação de especialistas no assunto.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Co-produção: Rita Stella
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.