Pílula Farmacêutica #21: Verdades e mentiras sobre o novo coronavírus

Não há embasamento científico que relacione a temperatura do ambiente com a propagação do vírus, nem alimentos que podem ajudar na prevenção dele. Checar a fonte da informação é essencial para que a população não caia em fake news

 13/04/2020 - Publicado há 4 anos
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #21: Verdades e mentiras sobre o novo coronavírus
/

A covid-19 vem entrando para a história como uma das maiores pandemias da humanidade. A doença do coronavírus, a covid-19, já ultrapassou a casa de um milhão de infectados e é hoje a grande preocupação das autoridades de saúde pelo mundo. Por ser um vírus relativamente novo, é comum que haja poucos dados sobre tratamentos eficazes e meios de prevenção disponíveis.

Em meio a muita informação sem nenhuma base científica, aparecem as famosas fake news, espalhando mais incertezas e deixando muita gente confusa. Por isso, o Pílula Farmacêutica desta semana vai esclarecer algumas dúvidas, contando com a colaboração do acadêmico Wasim Syed, membro do projeto de divulgação científica Vidya, uma plataforma de divulgação e educação científica criada por alunos e docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP.

A acadêmia Giovanna Bingre, orientada da professora Regina Andrade, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, esclarece algumas das fakes news mais recorrentes, como o vírus ter surgido de laboratórios, alimentos que podem ajudar na prevenção à doença e a relação da propagação do vírus com a temperatura. Para evitar que essas fake news se espalhem, é importante sempre checar a fonte da notícia, dando preferência para fontes oficiais, como Ministério e as Secretarias de Saúde e a Organização Mundial da Saúde, que só publicam conteúdo com embasamento científico e com a recomendação de especialistas no assunto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.