Curioso por Ciência #16: Técnica de mindfulness pode ajudar profissionais da saúde no trabalho

Na pesquisa, 21 profissionais de saúde passaram por seis sessões de mindfulness e responderam a questionários antes e depois das atividades

 Publicado: 15/04/2024
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência - USP
Curioso por Ciência #16: Técnica de mindfulness pode ajudar profissionais da saúde no trabalho
/

Pesquisa que pode impactar a qualidade de vida e performance de profissionais de saúde é o tema do Curioso por Ciência desta semana. Isabelle Rodrigues fala sobre a pesquisa que avaliou os efeitos do mindfulness, técnica que  ajuda as pessoas a focarem sua atenção no momento presente, sem se preocuparem com o passado ou o futuro.

Os pesquisadores reuniram 21 profissionais de saúde e realizaram seis sessões do programa mindfulness organizacional e aplicaram questionários antes e após o treinamento. Durante as sessões os participantes aprenderam técnicas para aumentar a sua atenção plena.

Após o treinamento os participantes relataram uma melhora significativa em sua atenção plena e engajamento no trabalho. Relataram se sentirem mais vigorosos, dedicados e absorvidos em suas atividades. Além disso, os profissionais de saúde notaram uma redução da reatividade emocional e uma melhora na resiliência e na comunicação com suas equipes. O treinamento os ajudou a lidar melhor com o estresse e, também, a se conectarem de forma mais positiva com os colegas e liderados.

A pesquisa de mestrado Efeito do treinamento baseado em mindfulness no engajamento no trabalho de lideranças em saúde em um hospital universitário em combate ao covid-19, de Renata Frateschi de Andrade, foi defendida em 2022, no programa de pós-graduação em Gestão de Organizações de Saúde, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, orientada pelo professor Rogerio Ceravolo Calia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Curioso por Ciência é uma coprodução coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.