Cinco estudos com ayahuasca ainda precisam de voluntários com idade acima de 18 anos

Os estudos são com ayahuasca, bebida preparada a partir de duas plantas amazônicas conhecidas como chacrona “Psychotria viridis” e o cipó jagube ou mariri “Banisteriopsis caapi”, e cetamina, um anestésico

 30/06/2025 - Publicado há 1 ano
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda buscam voluntários para cinco estudos com ayahuasca, bebida preparada a partir de duas plantas amazônicas conhecidas como chacrona (Psychotria viridis) e o cipó jagube ou mariri (Banisteriopsis caapi), e cetamina, um anestésico.

Um estudo vai avaliar o efeito da ayahuasca ou cetamina no tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Os participantes devem ter 18 anos ou mais, diagnóstico de TEPT e apresentar bom estado geral de saúde. Para participar, os interessados devem ser moradores de Ribeirão Preto ou da região e devem entrar em contato via e-mail: lorenaterene@usp.br.

O segundo busca avaliar o efeito da ayahuasca ou cetamina no ciclo menstrual e nos sintomas de TPM (Tensão Pré-Menstrual) em voluntárias saudáveis com ciclo menstrual regular, que tenham entre 18 anos e 45 anos e não façam uso de medicamentos psicotrópicos e/ou contraceptivos orais hormonais de uso contínuo e apresentem bom estado geral de saúde. Para participar, as interessadas devem residir em Ribeirão Preto ou região e devem entrar em contato via e-mail: tainibellucci@gmail.com.

O terceiro estudo propõe avaliar o efeito da ayahuasca na personalidade e cognição de voluntários saudáveis. Os participantes devem ter 18 anos ou mais e bom estado geral de saúde. Para participar, os interessados devem residir em Ribeirão Preto ou região e devem entrar em contato via e-mail: annabeatrizvicentini@usp.br ou psicocaiocesardepaula@gmail.com.

Já o quarto estudo com ayahuasca busca voluntários saudáveis para investigar o possível efeito analgésico de uma dose oral de ayahuasca ou de cetamina. Os voluntários precisam ser saudáveis, com idade entre 18 e 60 anos e não podem fazer uso de medicamentos psicoativos. Interessados devem entrar em contato através do e-mail: biivillanova@gmail.com.

Por último, um estudo propõe avaliar o efeito da ayahuasca ou cetamina na percepção corporal e da autoimagem em mulheres. As participantes devem ter entre 18 e 60 anos, um bom estado de saúde geral e não podem fazer uso de medicamentos psicoativos. Para participar, as interessadas devem residir em Ribeirão Preto ou região e devem entrar em contato via e-mail: carolinecarvg@gmail.com

*Texto alterado em 28/4/2025, em função de um dos estudos já ter conseguido o número necessário de voluntários


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.