USP abre inscrições para a “1ª Escola de Inverno em Programação Web para Meninas”

Curso on-line e gratuito oferece 100 vagas para alunas de ensino médio de todo o Brasil; aulas serão ministradas entre agosto e dezembro

Publicado: 19/07/2024
Escola de Inverno foi pensada para atender à demanda de adolescentes que já participaram de atividades de introdução à programação – Fotomontagem Jornal da USP com imagens de Freepik

Até o dia 6 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a 1ª edição da Escola de Inverno em Programação Web para Meninas. On-line e gratuito, o curso é oferecido para alunas do ensino médio antenadas no mundo da programação e do web design. A iniciativa oferece 100 vagas no total e as interessadas devem se candidatar por meio do formulário de inscrição.

+ Mais

Ilustração de uma menina em frente a um computador. Ela usa óculos e tem um lápis na mão.

Equipes treinadas em iniciativa da USP são semifinalistas de competição feminina de tecnologia

Mulher, mãe e cientista: o que ainda falta para as pesquisadoras chegarem ao topo?

Projeto vinculado ao Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace) do ICMC, o curso tem como objetivo incentivar a participação de garotas nas áreas de computação, tecnologia e/ou ciências exatas por meio da transmissão de conhecimentos que servirão de base para as estudantes no futuro. A Escola de Inverno será realizada em formato 100% digital, permitindo que adolescentes de todo o País participem. As aulas começam em agosto, com final previsto para 20 de dezembro.

Para se candidatar, a aluna deve estar cursando regularmente o ensino médio, ter acesso à internet via celular ou computador, possuir uma conta Google, identificar-se como mulher cis, mulher trans ou pessoa não-binária e enviar um vídeo de motivação para a organização do ICMC. Não é necessário ter experiência em programação, mas é recomendável já ter tido contato básico com a área. Contam como experiência portfólios, projetos e participação em iniciativas como a TechSchool/Tech Girls ou as Meninas Programadoras, bem como em competições de tecnologia.

Saiba como será o curso

A Escola de Inverno em Programação Web para Meninas terá atividades síncronas e assíncronas. A aula inicial, que acontece no dia 17 de agosto, será ao vivo para apresentar as diretrizes e terá espaço para que as alunas tirem dúvidas com a equipe organizadora e de monitoria do ICMC. As demais aulas serão assíncronas. As participantes da Escola de Inverno poderão acessar as videoaulas no plataforma Google Classroom e assisti-las quando e onde quiserem. As meninas também contarão com sessões de monitoria agendadas de segunda a sexta-feira, nas quais poderão tirar dúvidas durante o período de resolução de exercícios.

O conteúdo do curso é voltado aos conceitos básicos de lógica de programação e web design. Ao término das aulas, as meninas entregarão seus projetos finais, desenvolvidos ao longo do curso. As alunas receberão certificado de participação.

A professora Lina María Garcés Rodríguez é uma mulher branca, de óculos, com os cabelos castanhos longos divididos de lado
Lina María Garcés Rodríguez coordena a iniciativa do ICMC – Foto: CV Lattes

Coordenadora da Escola de Inverno e docente responsável pelo Grace, a professora Lina Garcés afirma que o curso é uma oportunidade para meninas adolescentes que já tiveram contato com a área de tecnologia continuarem seus estudos antes mesmo do ingresso na universidade.

“Atualmente, temos uma demanda reprimida de meninas que desejam participar desse tipo de iniciativa. E as propostas ativas que temos feito até agora são para fundamentos de Programação, ou seja, uma introdução à Programação e à Tecnologia. As meninas que participam desses cursos iniciais e desejam continuar seus estudos não têm muitas opções. Então, a Escola de Inverno visa dar uma possibilidade para essas meninas continuarem seus estudos, avançando seu conhecimento na área”, diz a professora.

O Grace organiza anualmente a Technovation Summer School for Girls (TechSchool), na qual garotas de 8 a 18 anos aprendem os fundamentos de programação e desenvolvem, em equipe, aplicativos voltados a solucionar problemas que elas próprias identificam em suas comunidades. Neste ano, quatro equipes formadas na TechSchool chegaram às semifinais da competição internacional Technovation Girls.

Serviço:
1ª Escola de Inverno em Programação Web para Meninas
Quando: 17 de agosto a 20 de dezembro de 2024
Formato: 100% on-line
Plataforma de acesso às aulas: Google Classroom
Inscrições até dia 6 de agosto, pelo formulário: https://icmc.usp.br/e/5d7d9
Dúvidas e mais informações: linagarces@usp.br, luizarodriguescardoso@usp.br ou thaislauriano@usp.br.

*Com informações de Matheus Martins Fontes, da Assessoria de Comunicação do ICMC. Revisado por Silvana Salles