Série educativa discute direitos humanos das mulheres em comunidades periféricas

Com participação de estudantes do ensino médio, grupo da USP realiza evento para apresentação do projeto audiovisual; episódios debatem direitos das mulheres e ficarão acessíveis em canal do Youtube

25/04/2023 - Publicado há 1 ano
Série foi desenvolvida em trabalho de formação em temas de direitos humanos das mulheres para estudantes das escolas públicas do ensino médio, ensino técnico e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) – Foto: Freepik

AClínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP promove, nesta quinta-feira, dia 27 de abril, o evento de lançamento da série de vídeos Por que esse é um tema de direitos humanos das mulheres?, no Centro Universitário Maria Antonia da USP, às 18 horas. Com objetivo educativo e formativo, os nove vídeos discutem os direitos das mulheres e foram feitos com mulheres de comunidades periféricas. O material, de linguagem acessível, ficará disponível após o evento no canal do Youtube da CDHM.

Os episódios da série tratam de temas como o acesso a direitos de mulheres trans e travestis, negras e mulheres com deficiência, além de vídeos que abordam violência de gênero contra meninas e mulheres, Lei Maria da Penha, síndrome da impostora e criação feminista. “Nosso intuito é que o material possa ser utilizado em escolas, rodas de conversa e diferentes espaços como uma ferramenta de facilitação do debate e, por isso, prezamos por uma construção que partiu do que cada pessoa levou ao debate e utilizamos linguagem acessível”, afirmam as organizadoras ao Jornal da USP.

+ Mais

Com relatos de pessoas trans, USP discute espaços segregados por gênero e propõe mudanças

A importância do convívio com pessoas diferentes de nós

A série foi realizada por integrantes da CDHM, que são estudantes da graduação e pós-graduação da USP, com participação ativa de bolsistas do ensino médio de escolas públicas. A clínica é coordenada pelas professoras Gislene Aparecida dos Santos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), e Fabiana Cristina Severi, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP). Gislene é uma das articulistas do Jornal da USP.

O trabalho foi iniciado a partir de uma formação em temas de direitos humanos das mulheres aos estudantes das escolas públicas, sendo eles do ensino médio, ensino técnico e da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao longo dessa formação, as organizadoras selecionaram os temas para os episódios da série de vídeos. No desenvolvimento, a CDHM contou com o apoio de produtoras de vídeo, roteiristas e tradutora de Libras.

No evento de lançamento, a clínica pretende apresentar sua história e suas frentes de atuação. Em seguida, a discussão será focada no processo de construção da série de vídeos, com direito a exibição de um dos episódios, que trata da Lei Maria da Penha. No vídeo a seguir, o grupo convida o público para o lançamento da série:

A professora Gislene Aparecida dos Santos coordena o projeto – Foto: IEA/USP

Além da presença dos membros da clínica, o evento contará com a participação de Samanta Sabrina Ribeiro de Souza, uma das jovens que participou do projeto como bolsista do ensino médio e agora é aluna da graduação na USP. “A Samanta destacou a importância da participação no projeto para que sentisse que a USP era acessível para ela. Isso evidencia a potencialidade que esse tipo de projeto tem para a inclusão de estudantes do ensino médio público em nossa Universidade, além de promover o debate sobre o tema dos direitos humanos”, afirmam as organizadoras e a coordenadora do grupo, Gislene.

As organizadoras destacam o apoio do nPeriferias, Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, da Fundação Tide Setubal, por meio de doação ao nPeriferias, e da EACH, por meio do fomento via editais da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

O evento de apresentação do projeto é gratuito e sem inscrição prévia. Após exibição do episódio e roda de conversa entre os presentes, será disponibilizado um coquetel para confraternização.

Data: 27/4/2023, das 18 às 21 horas.

Local: Centro MariAntonia – Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo – SP.

Acompanhe a CDHM em seu site e instagram.