USP planeja implantar distrito de inovação na Cidade Universitária

O novo distrito deverá ocupar o prédio originalmente projetado para abrigar o Centro de Convenções da Universidade

27/03/2023 - Publicado há 1 ano
O prédio de 36 mil metros quadrados está localizado próximo ao Portão 3 da Cidade Universitária – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Dirigentes da USP e representantes do governo, empresas e instituições parceiras visitaram, no dia 22 de março, as obras originalmente destinadas ao Centro de Convenções da Universidade. A visita teve o objetivo de apresentar aos potenciais parceiros a proposta de transformar o espaço inacabado em um distrito de inovação.

“Nossa proposta é readaptar esse espaço e transformá-lo em um grande centro voltado para a inovação, um novo local para a geração de empresas e startups. A ideia é conhecer o prédio e debater com os parceiros potenciais para que possamos elaborar uma proposta para a finalização do espaço já com um destino definido para a sua ocupação”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou que, “para o governo do Estado de São Paulo, a ciência e a tecnologia são prioridades, porque sabemos que apenas com inovação conseguiremos nos desenvolver”.

O distrito integraria o ambiente de inovação da Universidade, que já conta com a Agência USP de Inovação (Auspin); o InovaUSP, que abriga laboratórios multidisciplinares; incubadoras e parques tecnológicos. A ideia é conectar empresas, startups e pesquisadores em um único local, oferecendo o melhor ambiente para o desenvolvimento e incorporação de inovação.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan (à esquerda) e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“O Distrito de Inovação projeta a USP para o futuro, com uma construção social que combina competências da USP, do governo e do setor privado. Essa hélice tripla da inovação vai aumentar ainda mais o impacto positivo da Universidade, que atuará como stakeholder central do ecossistema de inovação, com ênfase no desenvolvimento econômico, social e ambiental do País”, afirmou o coordenador do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias (Depar), Moacir de Miranda Oliveira Junior.

Participaram da visita representantes de instituições e empresas como a Siemens Energy, Samsung, Deloitte, Enel, InvestSP, Fipe, Desenvolve SP, Google Brasil, Microsoft Brasil, CNI, Sebrae, Raízen e Plug and Play Ventures.

Espaço em construção

Originalmente projetado para abrigar o Centro de Convenções da USP, o prédio onde será instalado o Distrito de Inovação compreende um espaço de 36 mil metros quadrados, com projeto arquitetônico de Paulo Bruna. É composto de três auditórios, com 1.450, 620 e 218 assentos, sala de projeções com 157 lugares, espaços para exposição, 20 salas multiúso e um foyer de 1.750 metros quadrados.

Possui, ainda, estrutura para dois cafés ou restaurantes, área para cozinhas especializadas, três pavimentos de estacionamento com 700 vagas, além de área de serviços e administração.

A obra está 70% concluída, faltando, dentre outros itens, a adequação das áreas do entorno e do acesso viário e acabamentos como forro, acústica e cenotecnia.

Em 2021, a Universidade promoveu a segunda concorrência nacional, na modalidade maior lance ou oferta, destinada à concessão de direito de uso e exploração do Centro de Convenções, mas não houve interessados.

O prédio possui auditórios, salas multiúso, áreas de exposição e espaços para cafés e restaurantes – Foto: Marcos Santos/USP Imagens