Hospital Veterinário da USP terá sala exclusiva para atendimento de felinos

Espaço foi especialmente planejado para proporcionar bem-estar aos gatos antes de procedimentos cirúrgicos, pensando nas necessidades específicas da espécie; previsão é que esteja pronto em seis meses

 08/02/2023 - Publicado há 1 ano

.

Objetivo da nova sala é oferecer tratamento de excelência aos felinos – Foto: Freepik

.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 27 milhões de gatos no Brasil e o número vem aumentando em ritmo acelerado, cerca de 6% ao ano. Para atender às necessidades particulares da espécie, bem como às expectativas dos tutores, será criada uma sala Cat Friendly, dentro do Departamento de Cirurgia do Hospital Veterinário (Hovet), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O espaço conta com patrocínio da empresa PremieRpet, e foi pensado para promover uma medicina felina de excelência. A previsão é que esteja pronto daqui a seis meses.

“Os tutores buscam, cada vez mais, um atendimento personalizado e que entenda e respeite as particularidades do gato como paciente. Por meio da parceria com a PremieRpet, garantimos uma estrutura completa, em um ambiente saudável e acolhedor, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar dos felinos são atendidas”, destaca Aline Magalhães Ambrósio, professora responsável pelo Serviço de Anestesia do Departamento de Cirurgia do Hovet da FMVZ.

O objetivo da sala é promover uma experiência de acolhimento diferenciado para os gatos que irão para cirurgia. Isso porque os gatos não costumam apreciar o contato com outros pets, nem mesmo os odores de outras espécies, fatores que podem deixá-los estressados e até agressivos, especialmente quando estão fora de seu ambiente habitual. Ao chegar à sala de atendimento, o gato encontra um local silencioso, tranquilo, climatizado com difusor de ambiente que auxilia na adaptação de gatos adultos e filhotes em situações adversas, sem quaisquer odores de cães e outras espécies. A sala é estruturada com balança digital, mesa de atendimento em inox e ambientação personalizada. Tudo para maior conforto e bem-estar do paciente felino.

Sala vai oferecer acolhimento adequado a felinos que irão passar por cirurgia – Foto: Divulgação/PremieRpet

.
“Trabalhamos continuamente ao lado da FMVZ em diversas parcerias que buscam a promoção de saúde, qualidade de vida e longevidade para os pets. Com a sala exclusiva no Hovet, proporcionamos um aprimoramento significativo no acolhimento aos gatos que estão sob cuidados de saúde, reduzindo seu estresse e contribuindo para o sucesso dos tratamentos”, aponta Madalena Spinazzola, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieRpet.

Para atendimento no Hovet é necessário passar por uma triagem para ter o agendamento de consulta de acordo com cada caso ou doença. A triagem ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h. Senhas são distribuídas às 7h. O valor da consulta é de R$ 71,00. Os tutores devem trazer seus próprios recipientes com água, visto que, por orientação dos órgãos públicos, os bebedouros não podem ser utilizados. O Hovet fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária. Mais informações neste link.
.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da PremieRpet


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.