Com mais de 8 mil e-books em língua portuguesa, USP amplia possibilidades de estudo on-line

Convênio com a Biblioteca Virtual Pearson possibilita que estudantes, professores e funcionários da Universidade leiam gratuitamente livros de 45 editoras brasileiras

19/04/2021 - Publicado há 3 anos
Plataformas digitais ampliam acesso a livros acadêmicos – Arte sobre foto/Freepik

.

Contando pouco mais de um ano de suspensão das atividades presenciais e da adaptação ao ensino a distância, a USP tem investido cada vez mais na ampliação do acesso a acervos digitais para que os quase cem mil alunos de graduação e pós-graduação, mais professores, pesquisadores e funcionários, continuem nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Só neste início de 2021, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) fez dois grandes convênios que dão acesso à comunidade USP a mais de 45 mil e-books de várias áreas do conhecimento com possibilidades de downloads ilimitados nas plataformas Pearson Education e Science Direct, da Elsevier. O acesso comum às publicações é pago, cada e-book tem um preço, como nas livrarias virtuais. Com o convênio, qualquer usuário da USP, com e-mail e senha única, pode acessar e baixar gratuitamente as publicações.

Para se ter uma ideia do que isso representa em termos de ampliação do acesso ao conhecimento e de economia para o usuário, um único livro importado na área de saúde, em língua inglesa, pode custar de R$ 500 a R$ 1.500. Como exemplo, uma obra de interesse de estudantes das áreas de psicologia e de psiquiatria, sobre assunto bastante comum nos consultórios, o transtorno opositor desafiador, The Clinician’s Guide to Oppositional Defiant Disorder, custa R$ 558,52 no formato e-book pela livraria on-line da Amazon. Pela plataforma Science Direct, o livro é gratuito para o usuário USP e pode ser baixado completo em formato PDF.

Jackson Cioni Bittencourt, presidente da Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica – Foto: Divulgação/Aguia

Outro exemplo, o livro Princípios da Mecatrônica, da Editora Pearson, indicado nos cursos engenharia mecânica e mecatrônica, custa R$ 115,49 na livraria virtual Submarino, mas pode ser lido na plataforma Pearson Education de forma gratuita (confira abaixo como acessar).

Os convênios para aquisição de conteúdos científicos digitais fazem parte dos novos desafios da Aguia desde o início da pandemia. Mas a tendência é que esse tipo de recurso permaneça mesmo com o retorno presencial.

“Estamos continuando a política de cada vez mais investirmos em livros-textos digitais e e-books, para não só dar maior acesso aos nossos alunos de iniciação científica, graduação, pós-graduação, e pós-doutorandos e pesquisadores durante a pandemia, mas também para que esse seja o método de primeira escolha do nosso público quando precisar de consultas a livros e/ou periódicos, considerando também o período pós-pandemia”, destaca o professor Jackson Cioni Bittencourt, presidente da Agência. De acordo com ele, as bibliotecas estão se tornando cada vez mais espaços de reuniões e encontros, ou mesmo para o acesso digital e outras atividades afins, e não somente para o acesso ao acervo físico.

.
Mais de oito mil livros em língua portuguesa

Vários selos editoriais que publicam livros em português fazem parte da Biblioteca Virtual Pearson, um dos serviços da Pearson, empresa multinacional britânica de publicação e educação com sede em Londres, no Reino Unido. É a maior empresa do mundo dessa área e também a maior em edição de livros. No Brasil, ela disponibiliza e-books de mais de 45 editoras como Contexto, Cia. das Letras, Casa do Psicólogo, Aleph, Papirus, Lexikon, Summus, Vozes, entre outras.

O convênio com a Pearson Education prevê acesso a mais de 8 mil livros, de todas as áreas do conhecimento, pela plataforma disponível para desktop, tablets e smartphones. Todos os números da revista Cult também estão disponíveis no sistema.

Para acessar as publicações, é preciso primeiro utilizar a conexão remota VPN USP. Depois, entrar no endereço da biblioteca específico para usuários da USP: https://web-bv-hmg.am4.com.br/acesso/usp20 . Fazer o cadastro com login e senha, conferir e clicar no e-mail de confirmação e pronto, basta começar a pesquisar os livros. Caso a primeira tentativa tenha dado problema, é recomendável fazer o login novamente. O manual de usuário pode ser lido neste link.

Foto: Reprodução / Biblioteca Virtual Pearson

.

Em caso de dúvida no acesso às plataformas de e-books, basta encaminhar uma mensagem à equipe da Biblioteca na sua unidade (encontre aqui), ou à Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, no e-mail atendimento@aguia.usp.br

Como utilizar a conexão VPN USP?

O serviço VPN USP, oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), precisa do número USP e senha única do usuário. Caso não lembre da senha única, acesse o site id.usp.br, clique em “Esqueci minha senha” e siga as orientações da página.

Baixe o aplicativo VPN específico para o sistema do computador, tablet ou celular, seguindo as instruções de instalação nos links abaixo:

VPN USPnet no Windows
VPN USPnet no Mac
VPN USPnet no Linux
VPN USPnet no iPhone / iPad
VPN USPnet no Android

Conforme o tutorial, depois da instalação e de ter colocado os dados da rede VPN, basta entrar no aplicativo, usar o número USP como “username” e a senha única do usuário e conectar. Pronto, agora basta acessar este link da Biblioteca Virtual Pearson e fazer o cadastro lá.

Em caso de dúvidas sobre a conexão VPN, é possível solicitar auxílio neste endereço.

Outros acervos digitais:

Mais de 37 mil e-books da plataforma ScienceDirect
Acesso aos e-books: www.sciencedirect.com/browse/journals-and-books

Mais de 7.400 veículos de imprensa (jornais e revistas) de 60 países
Acesso: www.pressreader.com/catalog
Saiba mais neste link

Livros da área de saúde, direito e exatas
Acesso: https://minhabiblioteca.com.br