Psicanalista fala sobre identidades de gênero e homoafetividade

Os estudos de Arnaldo Domínguez de Oliveira têm servido de referência na discussão de identidades sexuais e de gênero

 17/02/2020 - Publicado há 4 anos
Arnaldo Domingos – Foto: Ricardo Alexino Ferreira

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o psicanalista Arnaldo Domínguez de Oliveira, que fala sobre a construção de identidades na homoafetividade. Domínguez é fundador do Projeto Etcétera e Tal Psicanálise & Sociedade. “O projeto atua de forma multi e interdisciplinar e conta com profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, antropólogos, jornalistas, professores e outros interessados em estudar fatores de exclusão e atuar pela prevalência dos direitos humanos”, explica.

O convidado desta edição do programa também é coordenador e docente do curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo (CEP) e é formado em medicina geriátrica. É autor da pesquisa Homophylia-Homophobia: os prejuízos médicos com relação aos pacientes homossexuais, que tem servido de referência para discutir as identidades sexuais e de gênero.

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link https://jornal.usp.br/radio/

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.