Albert Einstein, o gênio do século 20

Astrofísico relembra grandes descobertas do alemão que foi um dos maiores cientistas da história

19/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 22:11

Logo da Rádio USP
Albert Einstein em palestra, 1934 – Foto: TWP

Nesta edição de sua coluna, João Steiner fala daquele que é talvez o cientista mais conhecido em todo o mundo: o físico alemão Albert Einstein. Mas quais descobertas deram a Einstein o status de gênio? Para o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, entre seus inúmeros trabalhos de enorme relevância, a Teoria da Relatividade Geral foi a que deu maior visibilidade ao cientista, ao revolucionar a Teoria da Gravitação de Isaac Newton. A Teoria da Relatividade Geral, inclusive, tem grande importância para a astronomia, e só pode ser verificada no contexto astronômico, isto é, em grandes escalas de massa e distância.

Um aspecto interessante da sua biografia é que Einstein gostava de falar e escrever também para não cientistas, numa época em que poucos tinham essa visão, popularizando o interesse pela ciência.

Ouça mais detalhes em Entender Estrelas clicando no player de áudio acima..