Vice-reitora da USP participa de recepção aos novos alunos da Escola Politécnica

Os 870 ingressantes foram recebidos em evento que destacou a responsabilidade social e a excelência da formação em engenharia

 23/02/2026 - Publicado há 2 meses
Por
Durante a recepção, os novos estudantes ouviram mensagens que enfatizaram a importância do compromisso público e da formação integral oferecida pela instituição – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os 870 ingressantes de 2026 da Escola Politécnica (Poli) foram recepcionados nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da Universidade. O evento de boas-vindas contou com a participação da vice-reitora da USP, Liedi Légi Bariani Bernucci; da diretora da Poli, Anna Reali; e do vice-diretor da unidade, Gilberto Francisco Martha de Souza.

Durante a recepção, os novos estudantes ouviram mensagens que enfatizaram a importância do compromisso público e da formação integral oferecida pela instituição.

A vice-reitora, que dirigiu a Poli entre 2018 e 2022, reforçou o papel histórico da unidade na fundação da Universidade e a necessidade de empenho acadêmico. Liedi comentou que ​“é comum ouvirmos que é mais difícil sair da Poli do que entrar; portanto, o primeiro recado é: estudem bastante. É preciso celebrar a liberdade de estar na universidade, mas com muito empenho acadêmico. A Escola Politécnica foi fundada em 1893 pelo professor Paula Souza, um visionário que entendia que o progresso de São Paulo dependia de uma engenharia forte e que tem uma história que se confunde com o próprio sucesso do Estado. Em 1934, a Poli uniu-se a outras cinco escolas para fundar a Universidade de São Paulo, consolidando uma trajetória de honra e excelência. Espero que vocês desfrutem da multidisciplinaridade que esta Universidade oferece. Tenham respeito por todas as áreas do conhecimento, pois é o entrelaçamento entre elas que confere riqueza à USP. Façam contatos, utilizem as parcerias nacionais e internacionais que a Escola coloca à disposição e trabalhem em equipe, respeitando sempre a diversidade. Nunca se esqueçam de que a USP oferece cursos gratuitos porque a sociedade paga por eles. Retribuam esse investimento da melhor forma possível, contribuindo para o bem-estar social e para o fortalecimento da nossa economia. Que o brilho nos olhos de hoje os acompanhe por toda a jornada acadêmica”, asseverou.

A vice-reitora, que dirigiu a Poli entre 2018 e 2022, reforçou o papel histórico da unidade na fundação da Universidade e a necessidade de empenho acadêmico – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A diretora da faculdade destacou o valor da conquista lembrando também do dever de retribuição à sociedade: ​“Superar o desafio do ingresso na Poli é a prova de mérito que os coloca dentro de uma instituição de excelência global, reconhecida como um pilar da educação superior na América Latina e no mundo. No entanto, esta vitória é o início de um compromisso profundo. Estudar em uma escola pública de ponta, financiada pela sociedade paulista, exige uma forte consciência social. Vocês agora representam o investimento de uma sociedade que espera, em troca, engenheiras e engenheiros capazes de liderar transformações reais, reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento tecnológico com competência e ética. A Poli lhes oferecerá as melhores ferramentas; cabe a vocês decidir como usá-las para construir um futuro mais justo. Honrem essa oportunidade e mergulhem na extensa infraestrutura acadêmica e de pesquisa que a USP oferece”, disse Anna Reali.

​Após as mensagens de boas-vindas, os estudantes acompanharam a aula magna de Gustavo Pierini. Engenheiro naval e mecânico, com mestrado em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Buenos Aires, além de Master of Science in Management pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Pierini é fundador e presidente da Gradus Consultoria. ​Reconhecido como um dos principais entusiastas da filantropia universitária no Brasil, ele é um dos grandes apoiadores do Fundo Patrimonial Amigos da Poli, que recentemente recebeu de Pierini uma doação de US$ 1 milhão. Na mensagem aos estudantes, Pierini rememorou sua trajetória profissional e pessoal, pautada pela defesa do investimento na educação pública de qualidade como motor para o desenvolvimento do País.

Confira, a seguir, a íntegra da aula:

Assista, também, ao vídeo de boas-vindas do reitor e da vice-reitora, que foi exibido no início do encontro e também na programação de recepção aos calouros das demais unidades da USP:


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.