Cultura na USP #96: As riquezas científicas e culturais do herbário do Instituto de Biociências

O museu com plantas secas para estudos botânicos foi criado em 1932 e reúne uma das maiores coleções de algas da América Latina

Por
 31/07/2025 - Publicado há 8 meses
Cultura na USP - USP
Cultura na USP - USP
Cultura na USP #96: As riquezas científicas e culturais do herbário do Instituto de Biociências
/

A coleção científica do Herbário do Instituto de Biociências da USP registra a história e o futuro da biodiversidade brasileira. O curador José Rubens Pirani e o vice-curador Otávio Luis Marques da Silva, ambos do Departamento de Botânica, conversam sobre a importância e a representatividade de centenas de milhares de espécies. Na agenda cultural, confira o concerto gratuito da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) no Centro Cultural Camargo Guarnieri e as programações do Centro Maria Antonia, Casa de Dona Yayá e Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero. E ainda a 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com a escolha do sociólogo José de Souza Martins como Personalidade Acadêmica.


Cultura na USP

Cultura na USP é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Superintendência de Comunicação Social. Vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo), Rádio USP FM 107,9Mhz (Ribeirão Preto) e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP(jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.