Cultura na USP #95: Análises e estudos de física que protegem a arte e os bens culturais

Conheça as técnicas e pesquisas do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicadas ao Patrimônio Cultural

Por
 24/07/2025 - Publicado há 8 meses
Cultura na USP - USP
Cultura na USP - USP
Cultura na USP #95: Análises e estudos de física que protegem a arte e os bens culturais
/

As etapas e processos de restauração de obras de arte contam com métodos científicos avançados desenvolvidos no Instituto de Física da USP. A coordenação é da professora Márcia de Almeida Rizzutto, especialista em arqueometria com técnicas espectroscópicas e de imageamento. Na agenda cultural, confira as programações gratuitas do Centro Cultural MariAntonia e da Casa de Dona Yayá, a estreia de uma nova mostra no Cinusp, a abertura de inscrições para as atividades do segundo semestre do programa USP 60+ e as atividades de férias do Museu de Zoologia e do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos.


Cultura na USP

Cultura na USP é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Superintendência de Comunicação Social. Vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo), Rádio USP FM 107,9Mhz (Ribeirão Preto) e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP(jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.