Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto inaugura espaço voltado à formação moderna e colaborativa

Ambiente de 714 metros quadrados atende os estudantes com salas de estudo e acesso a tecnologia educacional

 22/07/2025 - Publicado há 8 meses
Por
A cerimônia de inauguração na FCFRP contou com diretores das unidades do campus local, alunos e funcionários – Foto: Vladimir Tasca/SCS-RP

“Queremos um aluno ativo, empreendedor, capaz de criar startups e de participar ativamente da sociedade. Espaços como este são fundamentais para consolidar esse tipo de formação.” Com essas palavras, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior marcou a inauguração do Bloco U da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, realizada na última sexta-feira, 18 de julho.

Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Com 714 metros quadrados, o novo espaço é destinado a atividades extraclasse e atende especialmente às exigências da nova estrutura curricular do curso de Farmácia-Bioquímica. Além disso, abriga o Programa Pró-Aluno, que oferece acesso a recursos básicos de informática, internet e ambientes colaborativos voltados ao estudo em grupo e ao uso de material didático on-line.

Durante a cerimônia, o reitor também destacou que o projeto vai ao encontro das diretrizes da gestão para a graduação. “A Reitoria pediu às unidades mudanças na estrutura curricular, interdisciplinaridade, metodologias ativas, salas invertidas, laboratórios voltados à graduação, e a FCFRP aceitou esse desafio. Isso nos alegra muito, pois mostra que a Universidade está vibrante, viva e comprometida com o ensino de qualidade”, afirmou Carlotti.

O dirigente também ressaltou que os avanços em Ribeirão Preto refletem um esforço conjunto da comunidade universitária e da administração central da USP. “Essas mudanças só estão ocorrendo porque vocês aceitaram inovar. É isso que queremos: mais conhecimento, mais integração entre as unidades, mais serviços para a população. Com responsabilidade na gestão dos recursos públicos, temos conseguido investir não só em infraestrutura, mas em projetos que fazem a diferença para o ensino, a pesquisa e a extensão”, completou o reitor.

Sérgio Akira Uyemura – Foto: Reprodução/IEA-USP

Já o diretor da FCFRP, Sérgio Akira Uyemura, falou sobre o significado do novo espaço para a comunidade acadêmica. “É um dia de muita felicidade para todos nós. Este bloco foi idealizado por várias gestões, e agora conseguimos concretizá-lo. Ele foi pensado para atender às metodologias ativas e às demandas dos alunos por espaços de estudo e acesso à internet”, afirmou.

Segundo Uyemura, o ambiente foi concebido com foco na flexibilidade e na convivência. “É um espaço democrático. As mesas são móveis, há salas de estudo, banquinhos para reuniões em grupo. Embora tenhamos biblioteca e outros espaços, havia uma demanda constante dos estudantes por locais como este, e agora, com o apoio da Reitoria, conseguimos atender a essa necessidade.”

O diretor também destacou o investimento da USP na melhoria da graduação. “Nossos cursos receberam um volume significativo de recursos, o que nos permitiu recuperar salas de aula, renovar anfiteatros e modernizar nosso parque de equipamentos. Isso impacta diretamente na qualidade do ensino e mostra o compromisso da Universidade com a formação dos nossos alunos”, disse.

Além do novo Bloco U, outras iniciativas estão em curso no campus de Ribeirão Preto, como a expansão de áreas de atendimento à população, a criação de novos laboratórios voltados ao ensino e a ampliação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). “Queremos uma Universidade ainda mais presente na vida da cidade e do Estado. Ribeirão Preto tem se mostrado um polo estratégico nesse processo”, concluiu Carlotti.

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.