
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acaba de lançar o e-book Pandemia: Memórias de Mulheres do Jardim Colombo. O encontro de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (3), às 18 horas, no auditório Paula Souza da FSP. Com apoio da Fapesp, a obra é resultado do diálogo de mulheres da comunidade com a equipe SMAPL (A Mobilização Social como Alavanca de Policymaking?), durante a pandemia da covid-19. O evento é aberto ao público e contará com a presença dos pesquisadores do projeto e da FSP, além de moradores da comunidade.

Conforme Deisy de Freitas Lima Ventura, professora da FSP e coordenadora SMAPL Brasil, a importância do livro é o resgate da memória da pandemia de covid-19, para que jamais seja esquecida. “O livro é inspirado na obra de Paulo Freire e dá voz a mulheres periféricas que, até então, jamais haviam sido ouvidas durante esse período e também é um dos materiais de divulgação previstos no projeto SMAPL”, diz Deisy.
O e-book reúne dez histórias de mulheres do complexo Paraisópolis/Jardim Colombo e foi construído a partir do encontro das moradoras Kamilla Baes e Vitória Vieira, da pesquisadora Pamella Liz e da ilustradora Ângela Bruna Bandeira. Segundo Pamella Liz, esse grupo de mulheres realizou trabalhos sobre a vulnerabilidade de mulheres faveladas com o objetivo de dar centralidade às suas narrativas. “O e-book é fruto do olhar dessas quatro mulheres, cujas trajetórias de superação moldam as metodologias utilizadas na coleta de relatos”, comenta Pamella.
Sobre o projeto SMAPL
O projeto SMAPL — A Mobilização Social como Alavanca de Policymaking? Um Diálogo Transatlântico sobre Ação Comunitária e Governança Descentralizada Durante a Covid-19 — tem entre suas atividades a elaboração conjunta entre ativistas comunitários e pesquisadores, de instrumentos de comunicação e de saúde, que potencializam a identidade singular, com gramática própria, presente nas formas específicas de resistência à covid-19, contribuindo para outras questões de saúde pública e para a resposta a futuras emergências; e o planejamento conjunto, com protagonismo dos ativistas comunitários, em atividades que possam aperfeiçoar as relações da comunidade com os poderes locais no campo da saúde.
Conheça o projeto SMAPL e confira a versão digital do livro: https://www.fsp.usp.br/memoriacovidparaisopolis/
























