USP recebe artista indígena colombiana para oficina de arte e conversação

Julieth Morales é indígena do povo Misak, leciona na Universidad del Rosario, em Bogotá, e participa de exposição coletiva recém-aberta no Inhotim

 29/04/2025 - Publicado há 11 meses

 

Julieth Morales é uma mulher indígena que tem longos cabelos escuros. Ela veste um chapéu achatado, um colar de muitos fios e uma capa de lã típica da Cordilheira dos Andes.
A artista Julieth Morales utiliza suportes variados para discutir o papel da mulher na comunidade Misak – Foto: Edgar Kanaykõ Xakriabá/Instagram

 

A Escola de Artes e Comunicações (ECA) da USP recebe nesta quarta-feira (30) uma oficina de arte e conversação com a artista plástica colombiana Julieth Morales. Julieth é indígena do povo Misak, cuja população vive majoritariamente no departamento de Cauca, no sul da Colômbia. Ela é uma entre 22 artistas indígenas sul-americanas que participam da exposição coletiva Maxita Yano, que estrou no último sábado (26) no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

Mestre em Artes Plásticas pela Universidade de Cauca e professora de arte indígena contemporânea na Faculdade de Criação da Universidad del Rosario, em Bogotá, Julieth investiga o gênero feminino e o modo como ele é tensionado e encontrado entre sua cultura ancestral e a ocidental. Por meio da performance, do vídeo, da tecelagem, da fotografia e da instalação, seu trabalho plástico questiona o papel feminino de sua comunidade indígena e a construção de sua identidade a partir da miscigenação.

+ Mais

Artistas indígenas emplacam pavilhão em bienal internacional de arte digital

Recorrendo aos rituais sociais, políticos, religiosos e culturais da comunidade Misak, Julieth Morales se distancia tanto da proposta de um indigenismo que busca uma “volta às raízes” quanto os retratos etnográficos que mantêm os indígenas congelados no tempo. Ao mesmo tempo, ela faz parte de uma geração de profissionais indígenas que transitam entre o rural e o urbano e estão recuperando tradições ancestrais para fazer oposição ao atual sistema econômico, marcado pelo extrativismo e pelo individualismo.

Não à toa, Julieth participa da exposição no Inhotim ao lado de outros artistas que têm se dedicado a tratar de temas como o ativismo e as lutas indígenas por meio da fotografia e do audiovisual. São nomes como os brasileiros Denilson Baniwa, Edgar Kanaykõ Xakriabá e Renata Tupinambá, a boliviana Elvira Espejo Ayca e o paraguaio Lanto’oy’ Unruh.

A oficina na ECA acontece no Departamento de Artes Plásticas, às 14h. A atividade é fruto de uma parceria entre a ECA e o Consulado da Colômbia em São Paulo.

Serviço
Kup: Hilar el silencio, abrir la palavra. Oficina de arte e conversação com Julieth Morales
Quando: quarta-feira, 30 de abril, às 14h.
Onde: Departamento de Artes Plásticas da ECA, Sala B3 (Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 5 – Butantã, São Paulo – SP).
Não é necessário se inscrever para participar.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.