No podcast Curioso por Ciência desta semana Eduardo Nazaré traz os resultados de uma pesquisa que investigou como a fluoxetina, medicamento amplamente usado no tratamento da depressão e da ansiedade, pode ajudar o organismo a lidar com inflamações sistêmicas severas.
No estudo, ratos foram tratados com fluoxetina por uma semana e, em seguida, submetidos a uma inflamação intensa, simulando uma infecção grave. Os resultados mostraram que a fluoxetina ajudou a impedir a queda acentuada da temperatura corporal, quadro conhecido como hipotermia, e reduziu níveis de substâncias inflamatórias em excesso. Segundo os pesquisadores, esse ainda é um estudo experimental, feito em animais, mas abre portas para pensar em novos tratamentos para situações graves, como infecções que afetam o corpo inteiro.
A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Isis Paiva Trajano, defendida em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com orientação do professor Luiz Guilherme de Siqueira Branco.
Curioso por Ciência é uma coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar - Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.
























