Criada por especialistas da USP, ferramenta gratuita indica melhor teste estatístico para pesquisa

Com perguntas objetivas, tutorial indica o teste mais adequado para experimentos acadêmicos e apresenta gráficos e vídeos explicativos; ferramenta gratuita e on-line está disponível em quatro línguas

 07/06/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: 123RF

 

Qual a melhor ferramenta estatística para utilizar em uma pesquisa científica? Professores da área de Metodologia de Pesquisa e Estatística da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP atualizaram e disponibilizaram on-line o Tutorial Estatístico, ferramenta gratuita que busca auxiliar o pesquisador a encontrar o teste estatístico mais adequado para o experimento que irá realizar.

O Tutorial Estatístico foi originalmente desenvolvido em 2010 por José Roberto Pereira Lauris e Heitor Marques Honório, professores da disciplina de Metodologia de Pesquisa e Estatística da FOB. Após reformulações, ele foi incorporado ao site do Canal Pesquise em português, inglês, francês e espanhol, para auxiliar pesquisadores de dentro e de fora da USP. A ferramenta também foi adaptada para ser utilizada em celulares nas plataformas Android e IOS.

De acordo com Honório, a análise estatística é o “calcanhar de Aquiles” do pesquisador, principalmente da área da saúde, que não teve nas ciências exatas sua base de formação. Para selecionar a melhor forma de análise dos dados de uma pesquisa, o Tutorial Estatístico apresenta um teste ao usuário, que deve responder a uma série de perguntas autoexplicativas. A ideia é descrever os dados coletados e o tipo de estudo realizado pelo pesquisador.
.

Tutorial Estatístico é composto de perguntas descritivas para indicar ao usuário o melhor teste estatístico de acordo com a pesquisa – Foto: Reprodução / Canal Pesquise

.
Ao final, o tutorial apresenta o método mais indicado por nome, além de exemplos em tabelas e gráficos. O resultado é ainda acompanhado de vídeos relacionados ao tipo de teste indicado pelo tutorial, todos disponíveis no youtube. Clique no player para conferir o vídeo promocional da ferramenta:


.

Canal Pesquise

O Canal Pesquise divulga informações sobre Metodologias de Pesquisa e Estatística nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) com foco principal no Youtube. Com mais de 20 mil inscritos, dispõe de 150 vídeos com conteúdos sobre o delineamento de pesquisas, análise dos dados e interpretação dos resultados.

Os vídeos estão organizados no Youtube por playlists temáticas: como fazer um projeto e relatório de pesquisa, revisões sistemáticas, cálculo amostral, conceitos metodológicos, conceitos estatísticos, além de aulas, lives e outros formas de abordar o conteúdo.

O canal apresenta também vários shorts sobre o tema, que são vídeos de 15 até 60 segundos gravados na vertical para serem visualizados nos celulares.

Uma playlist dedicada a paródias científicas ajuda a desmistificar a vida de quem segue a carreira de pesquisador, mostrando de forma divertida as exigências e obstáculos da trajetória acadêmica na elaboração de artigos, elaboração de dissertações e teses e na relação com orientadores.

Clique nos players abaixo para conferir alguns dos vídeos:

Como fazer um projeto e relatório de pesquisa
A escolha do melhor teste estatístico

 

Saiba mais em:
https://www.canalpesquise.com.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.