USP Ribeirão Preto promove primeiro “Fórum de Coexistência Humano-Animal”

O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Fauna vinculado ao Comitê Técnico de Gestão Ambiental da USP em Ribeirão Preto e será entre 7 e 9 de dezembro, sempre a partir das 19 horas

 25/11/2021 - Publicado há 2 anos
Por

Os animais abandonados ou errantes são uma realidade em muitos locais, mas em alguns casos, como no campus da USP de Ribeirão Preto, a presença destes animais domésticos ocorre em onde há animais selvagens, agravando o problema. Por essa razão, o Grupo de Trabalho sobre Fauna do Campus da USP de Ribeirão Preto realiza o primeiro Fórum de Coexistência Humano-Animal, entre os dias 7 a 9 de dezembro, sempre a partir das 19h. 

O evento será em comemoração ao Dezembro Verde, mês dedicado a discutir ações de conscientização contra o abandono de animais e os riscos da vida errante à saúde humana e ao bem-estar animal. De acordo com a organização, “o impacto da presença de cães e gatos abandonados pode ser maior em locais de coexistência com a fauna silvestre, situação que gera conflito de opiniões ou interesses”, sendo um tema complexo e que exige uma visão interdisciplinar e o envolvimento da sociedade. À vista disso, este evento gratuito visa a mostrar as problemáticas vinculadas a realidades de promoção de bem-estar e direito à vida para as populações silvestres e domésticas e promover discussões na direção de ações mitigadoras.

O evento é voltado para a comunidade USP, mas também para pessoas que se identificam com a causa animal na região de Ribeirão Preto e cada dia do evento será dedicado a um tema que visa a integrar a problemática dos animais domésticos e seus impactos na fauna silvestre. Os temas que serão abordados perpassam pelo cenário mundial de abandono, consequências do abandono, direito animal, saúde única e ações que vêm sendo implementadas para mitigação do problema. 

No total, serão oito palestras e, em todos os dias, haverá um período destinado à conversa e interação entre palestrantes e público. No dia 7, será abordado o tema da coexistência humano-fauna, voltado à pensar em como criar práticas que permitam esta coexistência. Neste dia, Roberta Paolino, doutora em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, ministrará a palestra Cães, capivaras e humanos: a coexistência é possível? E Ana Lucia Baldan, doutoranda em Medicina Comportamental de Abrigos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficará à cargo da palestra A problemática do abandono animal: cenário mundial. O Grupo de Trabalho do Comitê Técnico de Gestão Ambiental da USP em Ribeirão Preto também participará da programação do dia com a palestra O que sabemos sobre a relação animal e humanos no campus USP-RP?

No dia 8, o tema é direito animal e saúde única, com uma discussão sobre as leis e regras que estabelecem os direitos fundamentais dos animais e a integração da temática da saúde humana e animal para a prevenção de doenças. Evelyne Paludo, advogada especialista em Direito Animal, apresentará a palestra A reparação de danos em casos de maus-tratos e Michele Brugnerotto, mestranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordará a saúde única com a palestra Saúde única e a integração humano-animal

No dia 9, Rafael Mana, biólogo e diretor do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, o Cras – Núcleo da Floresta, ministrará a palestra A problemática dos cães abandonados em reservas ambientais. Fábio Piva, doutor em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e CEO da Scipet, empresa que tem como finalidade desenvolver soluções de inovação tecnológica aplicadas ao bem-estar animal, falará sobre o uso de tecnologia à favor dos animais na palestra Crowdpet: tecnologia colaborativa aplicada ao bem-estar animal. Por fim, o Comitê de Defesa ao Animal Comunitário para Saúde Pública da USP em Ribeirão Preto, que atua em defesa dos animais comunitários do campus da USP em Ribeirão Preto, formado por protetores alunos, funcionários e professores da Universidade, tratará da problemática do abandono de animais dentro do campus na palestra Abandono animal no campus da USP-RP: quando a comunidade participa da solução.  

As inscrições podem ser realizadas aqui e o evento será transmitido por aqui. 

Mais informações aqui ou pelo e-mail: faunausprp@gmail.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.