ViaCast #10: Mulheres e Apagamento Histórico | Luanna Jales

Já parou para pensar que a história muitas vezes é feita por personagens invisíveis? No ViaCast de hoje, conversamos com a historiadora Luanna Jales para entender quem decide quais nomes serão lembrados e quais serão esquecidos no tempo

Por
 26/03/2020 - Publicado há 4 anos
ViaCast - USP
ViaCast - USP
ViaCast #10: Mulheres e Apagamento Histórico | Luanna Jales
/

Quando estudamos história na escola, é muito comum aprendermos alguns nomes famosos, de pessoas que tiveram papéis importantes no desdobramento dos acontecimentos: Alexandre, Napoleão, Cabral, Zumbi, Einstein, Mandela, Obama… Mas quantas figuras históricas femininas você conhece? Alguma cientista brilhante, uma grande inventora, uma guerreira famosa, talvez. Se você tem dificuldade em lembrar de mais nomes, saiba que a culpa não é (somente) da sua memória. A dificuldade é causada por um fenômeno chamado apagamento histórico, que é o tema do ViaCast de hoje.

Neste episódio totalmente feminino, tivemos o prazer de conversar com Luanna Jales, historiadora e integrante do canal Leitura ObrigaHistória, um dos principais canais de divulgação de ciências humanas no YouTube brasileiro. Luanna explica o que é o apagamento histórico e quais os mecanismos que fizeram (e fazem) mulheres incríveis serem esquecidas ao longo do tempo, contando exemplos que vêm, pelo menos, desde a Revolução Francesa. No bate-papo, conversamos sobre a presença das mulheres na ciência e na sociedade, e sobre como seria o mundo se algumas realidades distópicas se concretizassem. Finalizamos nossa conversa citando mulheres inspiradoras, donas de nomes que merecem estar na ponta da sua língua da próxima vez que te perguntarem sobre uma mulher importante na história.

Sobre a convidada

A cearense Luanna Jales faz parte do canal Leitura ObrigaHistória, voltado à história e antropologia, desde 2017. No mesmo ano, formou-se em História pela UFSC. Sua pesquisa é voltada especificamente para a história das mulheres e as relações étnico-raciais. Luanna também produz para o YouTube e seu Instagram pessoal conteúdos sobre literatura e relacionados à sua área de pesquisa.

Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para ficar sempre ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Instagram: instagram.com/via.saber

Ficha técnica do episódio

Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Lilian Sagan (host), Adrianna Virmond (host), Mariane Vivan (not a host) e Graciele Oliveira (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Adrianna Virmond
Apoio: Jornal da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.