Parceria USP e Caixa inaugura espaço para desenvolver novas ideias

Proposta do convênio é aliar interesses e competências das duas instituições, com soluções inovadoras

07/03/2019 - Publicado há 5 anos
[cycloneslider id=”caixalab”] .

De um lado, um banco estatal cheio de desafios para resolver na área tecnológica. De outro, uma universidade pública que detém expertise para solucionar essas demandas. Com o propósito de aliar interesses e competências das duas instituições é que nasceu a parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Agência USP de Inovação (Auspin), celebrada em julho passado, por meio do Programa Parceiros Tecnológicos da Auspin.

As atividades relacionadas ao convênio ganharam, em janeiro, um espaço próprio, o #CAIXAlab. “Funciona como um hub (espaço de desenvolvimento de novas ideias), seja para que a gente faça reuniões entre os participantes do convênio, seja para discutir ideias novas ou para executar os projetos”, afirma Tatiana Ferraz, gerente de inovação da Caixa. O banco confirmou um investimento de R$ 2 milhões nos projetos em 2019.

A equipe de inovação da Caixa contrata projetos de professores, alunos e startups da Universidade que apresentem formas de desenvolver novos produtos e serviços, e que tenham impacto público e social, adequados à demanda.

O processo para participar depende da demanda do banco. O gerente do #CAIXALab, Ricardo de Alencar, define a linha de projetos a serem realizados. O segundo passo é da Auspin, que divulga as oportunidades para a comunidade USP. “O espaço estará aberto a todos da Universidade que queiram conversar sobre a parceria ou trazer ideias”, afirmou Liliam Carrete, assessora de coordenação da Auspin.

Das 37 demandas apresentadas a princípio pela Caixa à USP, 24 “deram match”, ou seja, tiveram propostas de solução que corresponderam à expectativa da instituição financeira. Dessas, 14 foram selecionadas para serem executadas já no primeiro semestre desse ano.

Uma das demandas da Caixa, por exemplo, é eliminar o bolor em paredes de concreto dos imóveis do programa Minha Casa Minha Vida. Além de provocar problemas de saúde para o morador, o mofo desvaloriza o imóvel.

O espaço #CAIXAlab fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Prédio 5, 4° andar, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da FEA