
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para interessados em participar do Clube do Livro Esperançar. A iniciativa promove debates sobre literatura, diversidade e experiências sociais no ambiente universitário, criando espaço de acolhimento e de diálogo sobre a diversidade por meio da leitura. O objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade acadêmica, mas as atividades não são exclusivas para membros da comunidade USP.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Ana Carolina Faustino, os encontros do Esperançar têm um papel relevante na promoção do pertencimento dos estudantes da Universidade. “O Clube do Livro é um espaço importante de diálogo para estudantes do ICMC e da comunidade em geral, além de favorecer a permanência de alunos de grupos subrepresentados no ensino superior”, diz a professora.
Neste semestre, a obra escolhida para ler e debater é Salvar o Fogo, do escritor Itamar Vieira Junior. O livro retrata a resistência de camponeses do Recôncavo Baiano contra a opressão da Igreja Católica e dos coronéis, explorando temas como escravidão, religiosidade e a luta pela terra. É o sucessor do aclamado Torto Arado e segundo título da Trilogia da Terra de Vieira. Não é necessário comprar o livro para participar do clube do livro, pois a equipe responsável pelos encontros disponibilizará o material necessário para cada sessão.
Não há data limite para participar. As inscrições podem ser feitas pelo formulário de inscrição disponível on-line ou pelo grupo do Telegram: https://rebrand.ly/esperancarclub.
Clube do Livro Esperançar – ICMC-USP
Quando: segundas-feiras, às 13h
Onde: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do ICMC (Avenida Trabalhador São-carlense, 400, Centro, São Carlos – SP. Bloco 6, sala 307)
Atividade gratuita. Inscrições pelo formulário no link: https://icmc.usp.br/e/5g0m5
Mais informações: (16) 3373-9723


























