Conselho Universitário aprova indicação dos novos pró-reitores da Universidade

Esta foi a primeira reunião do Conselho presidida pelo reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado e pela vice-reitora Liedi Légi Bariani Bernucci

 Publicado: 24/02/2026 às 17:40

Texto: Adriana Cruz

Arte: Simone Gomes

(Da esq. p/ dir.) Os professores Patrícia Gama, Carlos Eduardo Ambrósio, Maria Helena Palucci Marziale, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira e Marcos Garcia Neira são os novos pró-reitores da USP, cujos nomes foram aprovados pelo Conselho Universitário - Foto: Cecília Bastos /USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou os cinco novos pró-reitores da Universidade e os respectivos pró-reitores adjuntos para o biênio 2026-2028, na primeira reunião presidida pelo reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado e pela vice-reitora Liedi Légi Bariani Bernucci, realizada no dia 24 de fevereiro.

São eles: Marcos Garcia Neira (pró-reitor de Graduação) e Paulo Takeo Sano (pró-reitor adjunto); Carlos Eduardo Ambrósio (pró-reitor de Pós-Graduação) e Marie-Anne Van Sluys (pró-reitora adjunta); Maria Helena Palucci Marziale (pró-reitora de Pesquisa e Inovação), Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (pró-reitor adjunto de Pesquisa) e Norberto Peporine Lopes (pró-reitor adjunto de Inovação); Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira (pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária) e Iran José Oliveira da Silva (pró-reitor adjunto); Patrícia Gama (pró-reitora de Inclusão e Pertencimento) e José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (pró-reitor adjunto). 

Conheça quem são os novos dirigentes da Universidade e as principais diretrizes da gestão de cada uma das Pró-Reitorias.

 

Graduação​

Marcos Garcia Neira - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Marcos Garcia Neira (pró-reitor) é licenciado em Educação Física e Pedagogia, com mestrado, doutorado, pós-doutorado e livre-docência em Educação. É professor titular da Faculdade de Educação (FE), onde atua na graduação e na pós-graduação. Dedica-se à pesquisa e inovação em questões curriculares, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do qual é bolsista de Produtividade em Pesquisa. Na gestão universitária, exerceu as funções de coordenador do curso de Pedagogia, presidente da Comissão de Graduação, diretor da FE e pró-reitor adjunto de Graduação.

Paulo Takeo Sano - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Paulo Takeo Sano (pró-reitor adjunto) é biólogo, com bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB). É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito (FD), mestre e doutor em Ciências Biológicas pela USP, com pós-doutorado no Jardim Botânico de Kew, no Reino Unido. É professor titular do IB, onde atua na graduação e na pós-graduação nas linhas de pesquisa de sistemática de angiospermas, com ênfase em diversidade, evolução e conservação de monocotiledôneas; e educação em biodiversidade. No âmbito do IB, além da docência, pesquisa e extensão, foi coordenador da Comissão Coordenadora de Curso de Licenciatura e presidente da Comissão de Graduação e da Câmara de Cursos e Ingresso (CCI) da PRG.

A nova gestão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) estabeleceu como diretriz central assegurar uma formação de excelência, equitativa, inovadora e socialmente comprometida, articulando valorização das pessoas, qualidade acadêmica, eficiência administrativa e integração com a sociedade. O programa da gestão prevê a modernização curricular, com diagnóstico dos primeiros anos dos cursos, atualização dos projetos pedagógicos, além de ações específicas para reduzir a evasão dos cursos de graduação e para fortalecer as licenciaturas. Destaca-se, também, a valorização da formação e do desenvolvimento docente contínuo, além da modernização da gestão acadêmica, a digitalização de processos e a promoção da inovação, da sustentabilidade e do uso ético da inteligência artificial como pilares da cultura institucional.

Pós-Graduação​

Carlos Ambrósio - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Carlos Eduardo Ambrósio (pró-reitor) é médico veterinário pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Tem pós-doutorado pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do IB. É professor titular da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), na qual atuou como diretor, vice-diretor, presidente da Comissão de Pesquisa, chefe de Departamento e  junto às coordenações de Curso e de Pós-Graduação. Foi coordenador da área de Medicina Veterinária na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Comitê de Assessoramento do CNPq. Coordena pesquisas em células-tronco, terapia celular e bioengenharia tecidual.

Marie-Anne Van Sluys - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Marie-Anne Van Sluys (pró-reitora adjunta) é bióloga formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e obteve o doutorado pela Université Paris XI, na França. É professora titular do IB, onde foi presidente da Comissão de Pesquisa. Foi coordenadora do curso de graduação em Ciências Moleculares e atuou nas comissões dos programas de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia e em Bioinformática. Também foi vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação em Botânica. Na Fapesp, atuou como coordenadora de área, coordenadora adjunta e assessora da Diretoria Científica. Atua nas áreas de compreensão de processos moleculares para diversificação biológica e a interação entre plantas e microrganismos.

 

 

As diretrizes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) para o biênio 2026–2028 têm foco na valorização das pessoas, excelência acadêmica, impacto social e eficiência administrativa. O plano prevê ações para ampliar a atratividade e a permanência de estudantes, fortalecer a integração entre a graduação e a pós-graduação e incentivar a empregabilidade de mestres e doutores diante dos desafios do mercado de trabalho. Entre as propostas estão a criação do Observatório de Pós-Graduação, a modernização de programas formativos e a ampliação da internacionalização. Também está previsto o monitoramento contínuo dos programas, o apoio a ações afirmativas, o incentivo a duplas titulações e a maior articulação com as áreas de pesquisa, inovação, cultura e extensão. A gestão busca, ainda, ampliar a visibilidade e o impacto social da produção científica, reforçando o papel estratégico da pós-graduação para o desenvolvimento nacional.

Pesquisa e Inovação

Maria Helena Palucci Marziale - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Maria Helena Palucci Marziale (pró-reitora) é bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), especialista em administração hospitalar, mestre em Psicobiologia, doutora em Enfermagem e aperfeiçoamento em Ergonomia. É professora titular da EERP. Sua atuação acadêmica é focada em saúde do trabalhador, ergonomia e gestão em editoração científica. Na gestão universitária, foi diretora da EERP, coordenadora do Escritório Alumni USP, membro da Comissão de Avaliação Docente e chefe de Departamento, atuando também na gestão de Comissão de Cultura e Extensão Universitária e em Programa de Pós-Graduação da EERP. 

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (pró-reitor adjunto de Pesquisa) é engenheiro agrônomo, com mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, ambos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Tem doutorado em ciências ambientais pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e pós-doutorado em biogeoquímica pela Colorado State University. É professor titular da Esalq, onde é responsável por disciplinas de graduação e pós-graduação na área de solos e nutrição de plantas. É coordenador do Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCarbon). Atua em pesquisas relacionadas ao sequestro de carbono no solo, emissões de gases de efeito estufa, modelagem matemática aplicada à ciência do solo, agricultura e mudanças climáticas globais.

Norberto Peporine Lopes - Foto: Arquivo Pessoal

Norberto Peporine Lopes (pró-reitor adjunto de Inovação) é farmacêutico, com mestrado em Insumos Farmacêuticos, doutorado em Química, todos pela USP, e pós-doutorado em Espectrometria de Massas, pela Universidade de Cambridge. É professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). É coordenador do INCTNature – Soluções e Inovações Baseadas em Produtos Naturais.  Em sua unidade, ocupou os cargos de chefe do Departamento de Física e Química e de presidente da Comissão de Pesquisa. Na área de inovação, foi coordenador do Polo de Ribeirão Preto do Centro de Inovação da USP (InovaUSP) e fundador do Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores (Nidus), a primeira residência em inovação do País.

A nova gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) tem como diretriz o fortalecimento da excelência científica, da cultura de inovação e do impacto social da produção acadêmica. O programa de gestão propõe ampliar a interlocução com sociedade e agentes públicos, estimular o empreendedorismo e consolidar a inovação como eixo estruturante da Universidade. Entre as metas estão a criação de novos programas de fomento à pesquisa de base, a expansão do Programa de Residência em Inovação e Empreendedorismo (Nidus), o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais e o aumento da submissão de projetos a editais competitivos. A gestão também pretende investir em infraestrutura multiusuário, na governança do sistema de inovação e na capacitação em inteligência artificial, ciência aberta e gestão de projetos. O plano destaca, ainda, ações voltadas à integridade científica, à ciência aberta e à ampliação da visibilidade e da aplicação social do conhecimento produzido na USP.

Cultura e Extensão Universitária​

Amâncio Jorge Oliveira - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira (pró-reitor) é bacharel em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). É professor titular do Instituto de Relações Internacionais (IRI), onde foi vice-diretor e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa. Foi responsável pela implementação do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e pela criação do Acordo de Dupla Titulação entre a USP e o King’s College London. Foi vice-diretor do Museu Paulista no período em que o projeto de restauração e ampliação do Museu do Ipiranga foi concluído. É professor do Programa de Pós-Graduação da FFLCH, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais, coordenador do Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) Cenas Abertas, da Fapesp, e da Escola de Diplomacia Científica e da Diplomacia da Inovação da USP. 

Iran José Oliveira da Silva - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Iran José Oliveira da Silva (pró-reitor adjunto) é graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, com mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. É professor titular da Esalq e coordena o Núcleo de Pesquisa em Ambiência. Com vasta experiência em engenharia agrícola, sua atuação concentra-se em ambiência animal, especialmente em temas como bem-estar animal e conforto térmico, utilizando ferramentas de zootecnia de precisão. As pesquisas focam em tecnologias disruptivas na produção animal, incluindo inteligência artificial. Foi coordenador da Câmara de Cursos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e atuou como assessor de Gabinete da PRCEU.

O programa da nova gestão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universiária (PRCEU) está organizado em quatro eixos estratégicos: valorização e avaliação por evidências; sustentabilidade e fomento; integração, curricularização e transformação digital; e participação, inclusão e governança pública. Entre as prioridades estão a consolidação da curricularização das atividades de extensão, a criação de instrumentos de financiamento previsíveis e o fortalecimento do Escritório de Valorização da Extensão. A proposta também prevê a modernização de sistemas, a gestão orientada por dados, a ampliação da internacionalização por meio da diplomacia cultural e a incorporação de inovação e empreendedorismo de interesse público como dimensões da extensão moderna. O objetivo é ampliar o impacto social das ações e fortalecer o patrimônio cultural da Universidade. 

Inclusão e Pertencimento

Patrícia Gama - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Patrícia Gama (pró-reitora) é professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), onde foi diretora. Obteve a livre-docência pelo ICB, pós-doutorado na New York University. Tem graduação em Ciências Biológicas e em Licenciatura Curta e Plena em Biologia, e doutorado em Ciências, todos pela USP.  Atua na área de Biologia Celular e Tecidual, com enfoque nos mecanismos de controle, crescimento e desenvolvimento da mucosa gastrintestinal, e utiliza modelos de manipulação alimentar durante a primeira infância, especialmente aqueles que envolvem a amamentação, área que permitiu a divulgação de seus projetos para a sociedade. Coordenou auxílios à pesquisa e foi responsável por bolsas na Fapesp, CNPq, Capes e Finep. 

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (pró-reitor adjunto) é professor titular da Faculdade de Medicina (FM). Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ) e cursou o Programa de Residência Médica em Medicina Preventiva e Social na FM, onde também realizou seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador de disciplinas de Graduação (Medicina e Física Médica), Residências Médica e Multiprofissional em Saúde Coletiva, e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. É responsável pela gestão do Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa, o Centro de Saúde Escola do Butantã (CSEB), que presta assistência à saúde da região do Butantã e é responsável pela atenção à saúde dos moradores do Conjunto Residencial da USP (Crusp)

A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) tem como prioridades para o biênio 2026-2028 o fortalecimento das políticas de permanência estudantil, diversidade e bem-estar da comunidade universitária. O plano prevê a ampliação e integração de sistemas de dados para monitorar ações de inclusão, a avaliação contínua do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e melhorias na infraestrutura de moradia nos campi. Entre as metas estão o fortalecimento das ações de saúde mental por meio do Programa Ecos, o aprimoramento do Sistema USP de Acolhimento (SUA) para enfrentamento de assédio e violações de direitos humanos e a expansão de iniciativas de mediação de conflitos. A nova gestão também destaca o incentivo à diversidade étnico-racial, socioeconômica e de gênero, a promoção da empregabilidade e da formação humanística e o alinhamento das ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.