
Blog
Orquestra de Câmara da USP faz pré-temporada nesta semana
Conjunto fará concertos nesta terça, quarta e quinta-feira no Centro Cultural Camargo Guarnieri e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo
Os concertos da Orquestra de Câmara da USP nesta semana terão a participação da harpista Liúba Klevtsova, da cantora Jéssica Gaspar e do flautista Shen Ribeiro – Fotos: Divulgação/Ocam
A Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP fará nesta semana (terça, quarta e quinta-feira) a pré-temporada de concertos de 2026, com apresentações no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, e no Instituto Tomie Ohtake, também em São Paulo (veja abaixo a programação completa).
A pré-temporada é estruturada em três programas distintos — Cordas, Sopros e Percussão, e Ensemble —, cada um com identidade própria, músicos em destaque e diferentes propostas artísticas. No grupo de cordas, o destaque é a harpista russa Liúba Klevtsova, com a execução da obra de Claude Debussy Danças Sacra e Profana para Harpa e Cordas (1904), além de obras do estadunidense Aaron Copland e do inglês Benjamin Britten. Já nos concertos de sopros e percussão, o foco vai para a multiartista brasileira Jéssica Gaspar, com obras e performances que honram as memórias da população afrobrasileira. Ela vai interpretar a canção Deus é Uma Mulher Preta,de sua autoria, entre outras obras populares. Carlos dos Santos é outro ponto alto da apresentação, com a estreia mundial da obra Bruxo Campeão – Uma Homenagem a Hermeto Pascoal, encomendada pela Ocam.
Festival inédito da USP articula música e educação
Entre os dias 9 e 13 deste mês, o “Festival Ecano de Música da USP” (Femusp) vai promover concertos e debates com o objetivo de mostrar ao público em geral as realizações da Universidade na área da produção e da pesquisa musical
O diretor da Ocam, Ricardo Bologna, chama a atenção para a pluralidade dos três programas e concertos: “Serão apresentações muito diversas, mas que se unem numa estética muito viva e potente, lançando luz à produção artística e cultural de jovens musicistas e outros já mais maduros, em uma troca geracional que transbordará para o público toda a diversidade e beleza desses novos talentos”.
André Bachur, regente da Ocam, afirma que “esta será uma oportunidade imperdível de ter contato com a essência desses músicos, e prestigiá-los em um momento muito especial de reconhecimento do seu trabalho”.
A pré-temporada da Ocam integra o Festival Ecano de Música da USP (Femusp), iniciativa dedicada à valorização da produção musical universitária e à reflexão sobre a pedagogia da performance nos diferentes estágios da aprendizagem, que acontece nesta semana, entre os dias 9 e 13 (mais informações sobre o festival estão aqui).
Repertório inclui obras de Debussy, Arvo Pärt e Olivier Toni
Confira abaixo a programação de concertos da Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP nesta semana.
Dia 10, terça-feira, às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88, Pinheiros, em São Paulo)
Concerto Trama Sonora (cordas). Regência de Claudia Feres. Participação de Liúba Klevtsova (harpa). Programa: Aaron Copland (Hoe-down, em arranjo para orquestra de cordas), Ralph Vaughan Williams (Concerto Grosso para Orquestra de Cordas), Claude Debussy (Danças Sacra e Profana para Harpa e Cordas), Jean-Baptiste Cardon (Concerto para Harpa e Orquestra de Cordas, Op. 21) e Benjamin Britten (Simple Symphony, Op. 4). Entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos.
Dia 11, quarta-feira, às 13 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo)
Concerto Mosaico Contemporâneo – Olivier Toni 100 Anos. Regência de Ricardo Bologna. Participação de Shen Ribeiro (shakuhachi). Programa: Jennifer Higdon (Zango Bandango), Olivier Toni (Improviso para Violoncelo Solo), Rentaro Taki (Kojo No Tsuki, “A lua sobre o castelo em ruínas”), Katsutoshi Nagazawa (Três Baladas para Hida), Anônimo (Kushimoto Bushi, canção tradicional da província de Wakayama). Olivier Toni (Chorinho Metalinguístico para Semióticos), Thierry de Mey (Musique des Tables), Olivier Toni (Recitativo para Violino Solo), Heitor Villa-Lobos (Choros nº 7 – Settimino) e Eduardo Guimarães Álvares (Bricolage: Homenagem a Mauricio Kagel). Entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos.
Dia 11, quarta-feira, às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88, Pinheiros, em São Paulo)
Concerto Vozes do Agora (sopros e percussão). Regência de André Bachur. Participação de Jéssica Gaspar (canto). Programa: Arvo Pärt (Fratres), Minoru Miki (Marimba Spiritual), Carlos dos Santos (Bruxo Campeão – Uma homenagem a Hermeto Pascoal), Moacir Santos (Coisas), Jéssica Gaspar (Deus é Uma Mulher Preta, Abayomi, Serra Dourada, Tranquila/Menininha e Brisa). Entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos.
Dia 12, quinta-feira, às 19 horas, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88, Pinheiros, em São Paulo)
Concerto Mosaico Contemporâneo – Olivier Toni 100 Anos. Regência de Ricardo Bologna. Participação de Shen Ribeiro (shakuhachi). Programa: Jennifer Higdon (Zango Bandango), Olivier Toni (Improviso para Violoncelo Solo), Rentaro Taki (Kojo No Tsuki, “A lua sobre o castelo em ruínas”), Katsutoshi Nagazawa (Três Baladas para Hida), Anônimo (Kushimoto Bushi, canção tradicional da província de Wakayama). Olivier Toni (Chorinho Metalinguístico para Semióticos), Thierry de Mey (Musique des Tables), Olivier Toni (Recitativo para Violino Solo), Heitor Villa-Lobos (Choros nº 7 – Settimino) e Eduardo Guimarães Álvares (Bricolage: Homenagem a Mauricio Kagel). Entrada grátis. Não é preciso retirar ingressos.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Ocam
*Estagiário sob supervisão de Simone Gomes
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.
























