USP abre suas portas na capital e no interior do estado para diálogo com alunos do ensino médio

O novo projeto Um Dia na USP, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, abre 40 unidades de ensino para que os vestibulandos tenham oportunidade de decidir sua carreira

 27/08/2025 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 05/09/2025 às 9:54

Texto e arte: Elcio Silva

Vista aérea da Praça do Relógio e da Reitoria da USP - Foto: Cecilia Bastos / USP Imagens

A USP promove gratuitamente nos dias 12 e 13 de setembro, sexta e sábado, das 9 às 16h, a primeira edição do projeto Um Dia na USP. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) faz parte do Programa USP e as Profissões e tem como intuito receber estudantes do terceiro ano do ensino médio e vestibulandos diretamente nas unidades de ensino e institutos especializados para auxiliar na escolha da carreira. O evento recebe inscrições online a partir de 3 de setembro. Clique aqui

No primeiro dia de evento, a visitação será realizada nas unidades localizadas nos campi do interior do Estado e também no campus Área Capital-Leste (também conhecido como USP Leste), em São Paulo. No sábado, 13 de setembro, as atividades serão realizadas no campus Capital-Butantã e no Quadrilátero da Saúde-Direito, na região central da capital.

Um Dia na USP reúne 40 unidades de ensino e pesquisa para recepção dos vestibulandos, sendo 24 na capital e 16 no interior, com 11,4 mil vagas divididas em 103 atividades, como palestras e rodas de conversas.

“Mais do que conhecer cursos, trata-se de sentir de perto a vida acadêmica, de conversar com docentes e estudantes, visitar laboratórios, museus, bibliotecas e participar de atividades culturais e científicas”, destaca Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Marli afirma que “a proposta é aproximar o futuro estudante da Universidade e mostrar que esse espaço também lhe pertence. É despertar vocações, abrir horizontes e transmitir confiança de que a universidade pública é um bem coletivo construído para todos”.

No campus Capital-Butantã, além das visitas, o público poderá conferir palestras sobre o vestibular com a equipe da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest),  no auditório István Jancsó, do Complexo Brasiliana da USP, e o trabalho realizado pelos órgãos de cultura e extensão da PRCEU com uma programação cultural contínua ao longo do dia.

Marli Quadros Leite - Foto Marcos Santos / USP Imagens.
Marli Quadros Leite - Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Estudantes circulam pelo campus Butantã. Foto Marcos Santos / USP Imagens.
Estudantes circulam pelo campus Butantã - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Dentre as atrações, os visitantes poderão realizar um passeio oferecido pelo Programa Giro Cultural, com o roteiro Vista Panorâmica, em que os estudantes podem conhecer o campus em um ônibus, acompanhados por mediadores. Os participantes recebem informações sobre a história da criação da USP, as unidades de ensino, institutos e museus. Já o Centro de Preservação Cultural (CPC) realiza o Roteiro do Patrimônio Cultural: Obras Escultóricas da Cidade Universitária, uma visita guiada para conhecer e refletir sobre o conjunto de obras escultóricas externas que fazem parte da história e da memória da Universidade.

No Centro Cultural Camargo Guarnieri, podem conferir interações artísticas como uma aula experimental de teatro na sala Butantã do Teatro da USP (Tusp) e sessões de cinema com o filme nacional Marte Um, no Cinema da USP (Cinusp). Já  as apresentações musicais do Grupo Azul do Coral da USP (Coralusp) acontecerão na Praça do Relógio.

A ciência também está contemplada nas atividades oferecidas pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec), com brinquedos de física, a oficina de réplica de fósseis da Estação Ciência, entre outras também na praça.

Estudantes terão oportunidade de conhecer laboratórios de diversas unidades, como o do Instituto de Química. Foto Marcos Santos / USP Imagens.
Estudantes terão oportunidade de conhecer laboratórios de diversas unidades, como o do Instituto de Química - Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Para Marli Quadros Leite, estar próximo da população é muito importante. “Essa aproximação é fundamental porque a Universidade de São Paulo, como instituição pública que é, só cumpre plenamente sua missão quando dialoga com a sociedade.” De acordo com a pró-reitora “ao mostrar o que fazemos em relação à ciência, à cultura, à inovação e à extensão, fortalecemos laços”. Ela completa dizendo que “queremos conquistar outros jovens e assim reafirmamos o papel da USP como motor de conhecimento, cultura e transformação social”.

Centro Cultural Camargo Guarnieri recebe atividades artísticas. Foto Cely Correia / PRCEU - USP
Centro Cultural Camargo Guarnieri recebe atividades artísticas - Foto: Cely Correia / PRCEU - USP


USP e as Profissões

O Programa USP e as Profissões é composto por diversos projetos, como a tradicional Feira de Profissões on-line, que em 2025 será realizada nos dias 1, 2 e 3 de outubro, as visitas monitoradas às unidades de ensino, pesquisa, institutos e órgãos da Universidade, que acontecem ao longo do ano, o projeto De Volta à Escola: Eu na USP, que leva estudantes da Universidade para as escolas públicas em que estudaram com o intuito de estimular os colegas secundaristas a ingressarem na USP; e a ação conjunta e concentrada Um Dia na USP, com visitas às unidades, atividades sobre a vida universitária, carreiras, rodas de conversa, ações culturais e palestras.

Serviço

Um dia na USP é uma iniciativa gratuita da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP que será realizada nos dias 12 e 13 de setembro de 2025 com o intuito de receber estudantes do terceiro ano do ensino médio e vestibulandos diretamente nas unidades de ensino e institutos especializados para auxiliar na escolha da carreira. O evento recebe inscrições on-line a partir de 3 de setembro no site https://uspprofissoes.usp.br/umdianausp. A inscrição é individual, e as vagas são limitadas. A conferência das vagas e a programação completa, incluindo as atividades culturais, podem ser conferidas no site do evento.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.