
Blog
Auditório do Prédio da Graduação – Foto: Cecilia Bastos – USP Imagens
Dando continuidade à série de reportagens sobre a modernização da infraestrutura nos campi da Universidade, o Jornal da USP visitou Lorena para acompanhar as principais obras que estão movimentando o campus.
O Campus USP de Lorena é o mais novo dos sete campi da Universidade. Criado em 2006, quando a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) foi incorporada pela USP e se tornou a Escola de Engenharia de
Lorena (EEL), o campus ainda trabalha para adequar suas instalações ao nível de excelência da USP.
“Pela primeira vez nesses quase vinte anos, estamos executando obras amplas e estruturantes, que transformarão as condições gerais do campus e proporcionarão um ambiente adequado para todas as nossas atividades-fim, além de promover o bem-estar e o sentimento de pertencimento em todos os que frequentam nosso campus. Minha missão como gestora é contribuir para que o campus de Lorena tenha a excelência exigida à Universidade de São Paulo, em todos os sentidos”, afirma a prefeita do Campus USP de Lorena, Ana Lucia Gabas Ferreira.
Dessa forma, além das ações de manutenção que são rotineiras para todos os campi, o campus de Lorena enfrenta desafios peculiares para a recuperação de prédios e adequação das estruturas.
Uma grande conquista foi a construção da sede da Prefeitura do Campus USP de Lorena, que acomodará a administração da Prefeitura, juntamente com algumas seções técnicas. Com uma área de 224 metros quadrados, o prédio possui sete ambientes de trabalho, banheiro com acessibilidade, rampa de acesso, espaço interno adequado para locomoção, copa e sala para rack de telecomunicações, permitindo à Prefeitura expandir sua equipe e exercer suas atividades de forma mais adequada.
O prédio da Diretoria também deverá passar por uma reforma e modernização ao longo deste ano.
“Todas essas iniciativas alteram a forma com que as atividades-fim da EEL são executadas. Ao criarmos um ambiente de trabalho maior, mais prazeroso para que servidores, docentes e alunos exerçam suas atividades, proporcionamos também um sentimento maior de pertencimento, de inclusão na estrutura da Universidade.
“Nossa intenção é modernizar este campus, para que ele tenha um padrão comparável ao das melhores universidades do mundo. Queremos colocar a EEL na vanguarda, bem tratada em todos os momentos”, afirma o diretor da Escola, Durval Rodrigues Júnior.
Rodrigues também reforça a importância da parceria entre a EEL e a Prefeitura do Campus, que atuam em estreita colaboração para que as obras sejam executadas da melhor forma possível, e o apoio da atual gestão reitoral na disponibilização dos recursos financeiros.
Obras estruturantes







Um projeto fundamental para a melhoria de todas as atividades do campus é a instalação de uma nova rede de dados, que está sendo desenvolvido em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
O projeto é dividido em três etapas: a construção de infraestrutura de tubulação e caixas de passagem adequadas às normas de telefonia; a compra de equipamentos e cabeamento; e a adequação dos prédios para abrigar a rede. Quando estiver finalizada, a rede contará com mais de 15 mil metros de fibra óptica, adequando toda a infraestrutura de rede de telecomunicações às mudanças tecnológicas e preparando para possíveis expansões. O resultado será maior estabilidade e agilidade na comunicação, possibilitando melhores condições para a realização das atividades do campus.
Outro grande projeto em andamento é o de modernização do sistema de iluminação do campus, que substituirá as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de led, em todos os espaços externos. Todo o cabeamento elétrico para iluminação passará a ser subterrâneo e haverá a instalação de novos postes e luminárias de led, tornando os espaços mais iluminados e contribuindo para o aumento da segurança.
Ainda com o objetivo de garantir mais segurança aos frequentadores do campus, foram construídas duas salas de videomonitoramento em pontos estratégicos das Áreas 1 e 2 para abrigar os equipamentos e as equipes
responsáveis pelo monitoramento das câmeras de vídeo. As salas possuem sistema de telecomunicação integrado e são atendidas por geradores no caso de falta de energia elétrica. Também possuem área de descanso, copa e banheiro.
Torres de pesquisa
Única unidade da USP no campus de Lorena, a EEL terá um significativo avanço, nos próximos anos, em sua infraestrutura de pesquisa. Foi aprovado o projeto para a construção de três torres de laboratórios – dois na Área 1 e um na Área 2. Os prédios abrigarão laboratórios multiusuários, modulares e que possam ser compartilhados entre os departamentos.
Ainda em fase de elaboração, o projeto prevê uma área de mais de 5 mil metros quadrados, com a construção de três prédios de cinco andares, sendo que os andares térreos serão utilizados para áreas de convivência e espaços operacionais para suporte das torres, sendo os demais andares ocupados por laboratórios de pesquisa dos departamentos da EEL. As torres atenderão ao aumento da demanda da pesquisa, causado pela contratação de novos docentes, e possibilitarão a expansão das atividades, contribuindo também para a melhoria do ensino.
“Essa será a principal obra dos próximos anos. É o primeiro grande investimento em infraestrutura de pesquisa no campus de Lorena e é fundamental para o avanço de nossas pesquisas. Sem laboratórios, o pesquisador não consegue realizar suas pesquisas, não produz adequadamente”, ressalta a prefeita do campus.
Para o diretor da EEL, “a modernização da nossa infraestrutura altera totalmente a forma como os pesquisadores transferem o conhecimento gerado, a forma de acolhermos os nossos estudantes no campus, a forma como as atividades didáticas de laboratório são executadas. Tendo à disposição uma infraestrutura adequada, com mobiliários novos, bancada de granito, computadores, podemos atuar com muito mais propriedade”.
No ano passado, foi concluída a ampliação do Laboratório de Fermentação VI, do Departamento de Biotecnologia, que acrescentou 15,4 metros quadrados ao espaço, instalando também bancadas, pisos e demais revestimentos para abrigar dois equipamentos novos.
Acessibilidade e bem-estar
Uma prioridade da Prefeitura é proporcionar boas instalações para a realização das atividades e espaços adequados a todos os usuários do campus, inclusive buscando soluções de acessibilidade.
No ano passado, foi concluída uma extensa reforma de todas as salas de aula de graduação e do Colégio Técnico de Lorena (Cotel), com a recuperação das janelas, troca de piso, rebaixamento de teto, instalação de ar-condicionado e nivelamento para melhorar a acessibilidade e a acústica, tanto dentro das salas de aula quanto dos corredores. Também foram recuperados e modernizados o auditório do prédio da graduação, o auditório do prédio da informática e o mini auditório da Área 2.
Neste ano, serão reformados também todos os banheiros do campus, com o mesmo olhar voltado para a acessibilidade.
Uma obra muito aguardada pela comunidade e que deverá começar em breve é a reforma da Biblioteca Central. O projeto prevê a modernização de toda a infraestrutura da biblioteca, respeitando as normas de acessibilidade, readequando os espaços para atender à demanda de locais de estudo e de interação dos alunos. Haverá também a readequação da rede elétrica, para melhoria da iluminação e climatização, e a construção de um mezanino com salas para reuniões de grupos.
Quando estiver concluída, a Biblioteca Central será um espaço moderno que, além de abrigar livros, proporcionará um ambiente para que os frequentadores possam interagir, estudar e desenvolver suas habilidades.
O cuidado com o bem-estar e o sentimento de pertencimento à USP também motivam a construção de três centros de vivência do Projeto Pertencer – uma ação de planejamento socioambiental da USP que valoriza os ambientes dos campi, apoiando projetos de uso e ocupação de áreas externas como locais de inclusão, acolhimento e pertencimento.
Para o campus de Lorena, estão planejadas três praças. Na Área 1, já está em construção o centro de vivência integrado ao Cotel, na área localizada atrás do prédio do colégio, e está em fase de planejamento um outro centro de vivência na área central, perto do Restaurante Universitário e próximo às futuras torres de laboratórios. A Área 2 será contemplada com uma praça, localizada perto da área de esportes.
Juntas, as praças totalizarão mais de 1.500 metros quadrados construídos. A previsão é que todas estejam finalizadas até o final do ano.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.



























