28 de abril - Dia da Educação

Educação brasileira: o que queremos e como chegar lá

Para celebrar o Dia da Educação, o Jornal da USP reúne artigos, reportagens e entrevistas que discutem os rumos da educação brasileira

[Sassy_Social_Share]

26/04/2019

É fato aceito em todo o mundo que, se um país quiser alcançar altos níveis de desenvolvimento, um dos pilares básicos deve ser uma educação de qualidade. Infelizmente, o Brasil ainda está longe de atingir esta meta.

A última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa, feita em 70 países, coloca o Brasil entre os dez últimos colocados. Das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação para 2024, pelo menos 16 estão estagnadas ou tiveram regressão nos últimos anos, segundo acompanhamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Diante desse quadro, o que podemos esperar da educação brasileira? Quais as melhores políticas a serem implementadas na área?

Para celebrar o Dia da Educação, o Jornal da USP reúne artigos, reportagens, debates e entrevistas que levantam críticas, mas também sugerem caminhos que podem ser trilhados.

Educação no Brasil é tema do “Diálogos na USP”

O programa reuniu os professores Vinicio de Macedo Santos, vice-diretor da Faculdade de Educação da USP, e Nilson José Machado, coordenador do grupo de estudos Educação Básica Pública Brasileira, do Instituto de Estudos Avançados da USP, para tratar de temas como educação domiciliar, importância da escola na formação das crianças e papel do Estado e da família no processo educacional.

Bloco 1

Bloco 2