Colunista aponta os problemas da educação domiciliar

Renato Janine afirma que a escola tem o papel de socialização e que a educação familiar dificilmente contemplará isso

17/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 23/04/2019 as 13:14

Logo da Rádio USP

A educação domiciliar, que em inglês denomina-se homeschooling, tem causado muito maior celeuma do que os números apontam. “Uma sociedade que tem cerca de 40 milhões de estudantes na educação básica, entre 5 e 7 mil famílias praticando esse tipo de educação é um número muito pequeno”, esclarece o professor Renato Janine Ribeiro.

Janine afirma que todos nós nascemos em um meio pequeno, fechado, que é a família. “Esse meio é muito importante para nos dar força psicológica, nos fortalecer e nos sentirmos amados. Também vivemos em um mundo muito maior do que nossa família, onde as pessoas são muito diferentes e o mundo requer esse conhecimento.”

O professor aponta como uma das grandes falhas do sistema educacional brasileiro o pouco contato que se tem, na fase educacional e às vezes ao longo da vida, com gente diferente de nós. “A educação é um espaço onde você convive com gente que age, pensa, é diferente de você. O mundo é complexo e essa complexidade coloca desafios para todos nós. Esse é o papel de socialização que a escola tem”, esclarece.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ética e Política.