ESPECIAL | Comissão da Verdade da USP | Parte 3

Vigilância institucionalizada

Além de procurar informações sobre os membros da comunidade nos órgãos de segurança, a USP possuía o seu próprio órgão de vigilância durante a ditadura civil-militar

AESI
Assessoria Especial de Segurança e Informação

Ativa entre 1972-1982,
agência de informação vinculada à Reitoria da USP era responsável pela triagem ideológica de alunos, professores e funcionários.

Função

Fornecia informações às Forças Armadas, ao Serviço Nacional de Informação (SNI) e ao Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops) para a perseguição de contrários ao regime. Manifestações discordantes ou mesmo uma festa de confraternização podiam ser informadas pela Aesi.

Criador

Órgão ilegal

O Ministério da Educação determinou que assessorias como a Aesi fossem instaladas apenas em órgãos públicos federais. Divergências entre SNI e Aesi: se o posicionamento da Aesi tivesse sido mantido, o número de perseguidos na USP teria sido ainda maior.

Documento elaborado pelo SNI sobre a existência da Aesi

Fases da perseguição

Abertura de Inquéritos Policiais Militares
resultando no afastamento de professores que militavam contra o regime.

• Impediam a contratação de professores e funcionários de acordo com o seu posicionamento político. Os processos da USP mostram que faziam isso por meio de mecanismos legais.
  • Documentos na USP foram queimados, a Comissão teve de procurar cópias nos arquivos do Deops e SNI.

.

A Comissão descobriu que, enquanto algumas pessoas eram impedidas de dar aulas na USP, outras estavam sendo contratadas. A Aesi levantava informações sobre a vida pessoal e profissional dos candidatos às vagas na USP, além de receber relatórios dos órgãos de informação.

Após a Lei da Anistia, em 1979, alguns candidatos foram finalmente contratados pela Universidade.

Justificativas utilizadas para a não contratação

Legislação eleitoral para a contratação de servidores públicos

Acumulação de cargos

Falta de verba

Exigência de um "atestado de bons antecedentes"

Deixavam o processo na gaveta

Documentos produzidos antes
e depois da AESI

Fonte: Relatório da Comissão da Verdade da USP

Barreira na entrada do Crusp - Foto: Rolando de Freitas/Agência Estado, 1968

Invasão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP - Foto: Arquivo Brasil Nunca Mais, 1968

1968
Criação do AI-5 (Ato Institucional número 5): legitimação da violência e desenvolvimento de um sistema de informação em âmbito nacional.

O II Exército invadiu o Conjunto Residencial da USP (Crusp) e prendeu todas as pessoas que estavam no alojamento, fossem ou não residentes. No período, qualquer vínculo com organizações de esquerda era considerado justificativa para tortura e assassinato.

Militares em frente ao Crusp - Foto: Arquivo Agência Estado, 1967

Mortos e desaparecidos da USP

Entre as 434 pessoas mortas durante a ditadura civil-militar, 47 eram da USP: 39 alunos, 6 professores e 2 funcionários

[iheu_ultimate_oxi id="13"][iheu_ultimate_oxi id="14"] [iheu_ultimate_oxi id="12"]

Movimento estudantil no Largo São Francisco - Foto: Paulo Barbosa/Arquivo Público do Estado de São Paulo, 1977

Resistência

O Teatro Novo chegou ao fim em 1969, após a invasão de militares ao Crusp prejudicar os ensaios do grupo. Na foto,  Álvaro Ximenes
de Carvalho e Wojciech Kulesza - Foto: Acervo Teatro Novo

Adusp - Associação de Docentes da USP
Criada um ano após a morte de Vladimir Herzog, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A Adusp denunciava a violência contra membros da Universidade.

Movimento estudantil: ação de Centros Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), além da resistência cultural com a criação de teatros e a realização de shows.

Reitores da USP durante o regime militar

Texto por Larissa Fernandes
Desenvolvimento e Layout por Larissa Fernandes e Thais H.Santos
Colaboração por Caio Vinícius Bonifácio