Revista USP – Número 137 – abril/maio/junho 2023
Editora: SCS/USP
Idioma: Português
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Ainda que a palavra “escola” venha do grego scholé, que significa “lugar do ócio”, o cotidiano de uma instituição de ensino não é de todo desprovido de conflitos. Seja no âmbito das relações que se
estabelecem nesse espaço, seja na forma como se dão essas relações, o fato é que adentrar o universo
escolar é o momento em que se põem para funcionar as engrenagens de um sistema repleto de experiências as mais diversas, sejam culturais, sociais, éticas, enfim, de aprendizagem e de convivência. Nesse sentido, então, é sempre o princípio de algo que vai nos marcar para o resto da vida. Não à toa, assim começa o romance de Raul Pompeia: “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta”. Assim começa, também, a vida escolar do protagonista desse livro cujo subtítulo, curiosamente, é “crônica de saudades”, a sugerir (embora com certa ironia) a importância desse período.
Como Raul Pompeia, são inúmeros os escritores que tiveram a escola e o mundo em torno dela como tema. Alguns deixaram registros valiosíssimos, outros, reflexões fundamentais. Este dossiê “Vida Escolar” conta com alguns deles; é o caso de Annie Ernaux, Pierre Bourdieu, Edward Said, Émile Durkheim, Florestan Fernandes e outros cujos escritos serviram de bússola para guiar os textos e análises aqui presentes. O dossiê foi organizado por Denice Barbara Catani e Vivian Batista da Silva, da Faculdade de Educação da USP, e por Renata Marcílio Cândido, do Departamento de Educação da Unifesp. A elas, portanto, os nossos mais sinceros agradecimentos.
Alinhada ao dossiê, na seção Livros, a resenha de Carlota Boto tece instigantes comentários sobre a recém-lançada Introdução à filosofia da educação, de Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio e Rogério de Almeida. Não deixe o leitor de conferir.
Jurandir Renovato
Este dossiê é fruto de uma iniciativa que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da USP desde o primeiro semestre de 2019, envolvendo docentes de várias áreas dos departamentos de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e de Metodologia do Ensino e Educação Comparada e uma professora da Unifesp, e consiste no desenvolvimento de ciclos de palestras destinados aos alunos de graduação e de pós-graduação da unidade.
Para a quarta edição do ciclo, concretizada no primeiro semestre de 2022, tivemos como objetivo explorar as múltiplas aprendizagens constituídas de docentes e discentes em meio à cultura escolar, concedendo atenção especial, nessa operação, às convocações, empréstimos e trânsito de conhecimentos no domínio educacional mostrados em interlocuções com diferentes vertentes teóricas.
Denice Barbara Catani
Vivian Batista da Silva
Renata Marcílio Cândido
Mediante a leitura de dois livros de Annie Ernaux, o texto discute problemas relativos à natureza do conhecimento do social presente na literatura. Reflete sobre os saberes da literatura e da autobiografia e sobre partilhas possíveis entre a educação, a literatura e as ciências humanas. Nessas obras, a autora retoma histórias de sua formação: aprendizado formal e informal e suas vicissitudes na escola e na família. A progressiva distância que se impõe entre ela e seus familiares, conforme avança sua educação formal e se afasta da condição de origem. A reconstrução do tempo vivido questiona as relações entre o individual e o coletivo e promove reflexões sobre sentimentos, emoções, trabalho, projetos de vida. As obras circulam impregnadas por interpretações e rememorações que se produzem nos cruzamentos entre sociologia e literatura, ancorando-se no pensamento de Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: literatura; educação; Annie Ernaux; Pierre Bourdieu; autobiografia.
Through the reading of two books by Annie Ernaux, this text discusses issues related to the nature of knowledge of the social present in literature. It reflects on the knowledge of literature and autobiography and on a possible exchange between education, literature and the human sciences. In these works, the author readdresses stories of her background: formal and informal learning and her vicissitudes at school and in the family, and the progressive distance that imposes itself between her and her family, as her formal education advances and moves away from its original condition. The reconstruction of the time lived poses questions on the relationships between the individual and the collective and promotes reflections on feelings, emotions, work and life projects. The works circulate while being imbued with interpretations and remembrances that are produced at the crossroads between sociology and literature, anchoring themselves in the thought of Pierre Bourdieu.
Keywords: literature; education; Annie Ernaux; Pierre Bourdieu; autobiography.
Tomando como ponto de partida as memórias de Edward Said, este artigo destaca seu potencial explicativo sobretudo à luz do que a didática e os estudos sobre a formação de professores produzem para compreender sentimentos vividos no cotidiano da escola. A narrativa interessa pelas descrições do que foi vivido pelo autor em seus tempos de aluno, quando experimentou rupturas, exclusões, frustrações, inseguranças e medos, sentimentos muitas vezes relacionados ao estar fora do lugar. São memórias instigantes porque se misturam a contextos históricos e desvendam processos de dominação, que podem acontecer entre estudantes e professores de uma escola, mesmo partilhando fisicamente o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Reflexões como essas são fundamentais ao campo educacional, do ensino e da formação de professores porque permitem apreender os múltiplos sentidos do que se aprende na escola.
Palavras-chave: sofrimento na escola; exclusão escolar; memórias de aluno.
Taking Edward Said’s memories as a starting point, this article highlights its explanatory potential, particularly in the light of what has been produced by didactics and studies on teacher education to understand feelings experienced in everyday life at school. The narrative is interesting for the descriptions of what the author experienced when he was a student, experiencing ruptures, exclusions, frustrations, insecurities and fears, feelings often related to being out of place. They are thought-provoking memories, as they are intermingled with historical contexts and reveal processes of domination, which may happen between students and teachers of a school, even when physically sharing the same space, at the same time. Reflections such as these are fundamental to the field of education, teaching and teacher training, as they enable us to apprehend the multiple meanings of what is learned at school.
Keywords: suffering at school; school exclusion; student memories.
O que se estuda na escola e sobre ela? Como estudá-la? Quais conceitos podem nos ajudar a pensar seus elementos, suas características e modos de funcionamento? Neste artigo os conceitos de cultura e forma escolar assumem o eixo organizador das reflexões e possíveis respostas para as questões formuladas. A partir de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Educação da USP e na Unifesp, destaca-se a tenacidade dos conceitos e as formas pelas quais eles se complementam em um movimento fértil para a compreensão da escola, da profissão e da carreira docente. Do mesmo modo, os conceitos podem ser retomados para pensar as escolas nos dias atuais, especialmente no período após a pandemia.
Palavras-chave: forma e cultura escolar; história da educação.
What is studied at school and about it? How to study it? What concepts could help us think about its elements, characteristics, and modes of operation? In this article, the concepts of school culture and form assume the organizing axis of the reflections and possible answers to the formulated questions. Based on research carried out at the School of Education of the University of São Paulo (USP) and the Federal University of São Paulo (Unifesp), the tenacity of the concepts and the ways in which they complement one another in a fertile movement for understanding the school, the profession and the teaching career are highlighted. Similarly, concepts can be resumed to think about schools in the present day, particularly in the post-pandemic period.
Keywords: school form and culture; history of education.
A partir da percepção e do esquecimento como metáforas, o ensaio tem como objetivo discutir a aprendizagem da leitura escolar, considerando que, para além de indícios de práticas, trata-se de um problema de reconhecimento da aprendizagem pelos sujeitos. As condições da aprendizagem parecem transitar por caminho que conduz a uma reflexão dos quadros do que é concebível – como algo a ser legitimamente ensinado e aprendido – e dos processos de esquecimento das práticas e representações não desejadas. Para tanto, dialoga com as formulações de Bernard Lahire e com estudantes do ensino médio, buscando configurar um ponto de vista que articula reflexões sociológicas, didáticas e experiências pessoais. O ensaio aposta na ideia de que tornar visíveis referências de leitura invisíveis no espaço escolar seria caminho promissor para a ampliação da compreensão do que se pode aprender nas instituições educativas.
Palavras-chave: práticas de leitura; aprendizagem; ensino médio.
Based on perception and forgetfulness as metaphors, this essay aims to discuss school reading education, considering that, in addition to evidence of practices, it consist of a problem of recognition of learning by subjects. Learning conditions appear to transit through a path that leads to a reflection of the frames of what is conceivable – as something to be legitimately taught and learned – and the processes of forgetfulness of unwanted practices and representations. To this end, it dialogues with Bernard Lahire’s formulations and with secondary school students, aiming to configure a point of view that articulates sociological and didactic reflections, as well as personal experiences. The essay bets on the idea that making invisible reading references visible in the school space would be a promising way to broaden the understanding of what can be learned in educational institutions.
Keywords: reading practices; learning; high school.
O texto apresenta um conjunto de reflexões sobre a vida na escola, recorrendo às contribuições de Donald W. Winnicott sobre o ambiente e as experiências culturais, concentrando- -se no acontecimento da aula. A partir de alguns escritos desse autor, reflete-se sobre a sala de aula como um ambiente que pode ser ou não propício às experiências culturais. Sustenta-se que essa possibilidade depende de se criar condições favoráveis ao surgimento do que Winnicott designa como espaço potencial, que corresponde a uma região intermediária entre o mundo subjetivo e o mundo objetivamente percebido. Considera- -se a possibilidade de criação na aula de um ambiente favorável às experiências culturais como transicionais, ou seja, experiências que simultaneamente nos unem e nos separam dos outros e do mundo compartilhado.
Palavras-chave: sala de aula; experiências culturais; Winnicott.
This text presents a set of reflections on life at school, drawing on Donald W. Winnicott’s contributions on the environment and cultural experiences and focusing on what happens in class. Based on some of this author’s writings, we reflect on the classroom as an environment that may or may not be conducive to cultural experiences. It is argued that this possibility depends on creating favorable conditions for the emergence of what Winnicott designates as potential space, which corresponds to an intermediary region between the subjective world and the objectively perceived world. A possibility is considered for creating in the classroom an environment that is favorable to transitional cultural experiences, that is, experiences that simultaneously unite and separate us from others and from the shared world.
Keywords: classroom; cultural experiences; Winnicott.
Este texto trata da trajetória escolar e acadêmica de Florestan Fernandes (1920-1995) e de suas contribuições para a compreensão da universidade e do ensino. Reflete sobre o aluno Florestan e o processo de adequar-se à cultura letrada, distante de seu cotidiano quando criança. Seus depoimentos apontam as dificuldades de ser estudante da USP durante o processo que equivaleu a um “segundo nascimento”, quando teve que assimilar saberes e formas de ser distantes de sua classe de origem. Frente às exigências docentes, viu-se impelido a recorrer ao autodidatismo para atender às expectativas e, a despeito das limitações, foi dotando-se das condições para ocupar o espaço. Assim, enquanto se aculturava, abandonava Vicente (nome que recebeu da patroa de sua mãe) para fazer nascer Florestan, o respeitado intelectual.
Palavras-chave: Florestan Fernandes; Universidade de São Paulo; ensino universitário; autodidatismo; segundo nascimento.
This text addresses the school and academic career of Florestan Fernandes (1920-1995) and his contributions to understanding the university and teaching. It reflects on the student Florestan and the process of adapting to the literate culture, distant from his daily life as a child. His testimonies point to the difficulties of being a USP student through a process that was equivalent to a “second birth,” when he was required to assimilate knowledge and ways of being that were far from his class of origin. Faced with teaching demands, he was compelled to resort to self-education to meet expectations and, despite the limitations, endowed himself with the conditions to occupy the space. Thus, in his adaptation process, he abandoned Vicente (the name he received from his mother’s employer) to give birth to Florestan, the respected intellectual.
Keywords: Florestan Fernandes; University of São Paulo; university education; self- -education; second birth.
Este artigo buscará discutir o que faz a escola ao instituir práticas de moralização neste espaço. O emprego do termo “moralização” utilizado aqui é entendido como a moral que visa a ser praticada, inserida no comportamento das pessoas. Não há como pensar na moral inserida no sistema de ensino sem levar em consideração a sua importância na crença de que uma população bem educada e moralizada garantiria o bom funcionamento da vida social. Esta visão, bastante difundida na literatura pedagógica e nos discursos evocados no campo educacional, é inicialmente trazida pela influência do catolicismo e dos jesuítas na educação nacional, depois é fortalecida pelos ideais republicanos que tomam a educação como um dos pilares da organização nacional e em seguida ecoam a teoria do francês Émile Durkheim.
Palavras-chave: moralização; educação moral; história da educação; democratização do ensino; Durkheim.
This article will seek to discuss what the school does when it institutes practices of moralization in this space. The use of the term “moralization” used here is understood as the morality that aims to be practiced and inserted in people’s behavior. There is no way to think about morality as inserted in the education system without considering its importance in the belief that a well educated and moralized population would guarantee the adequate functioning of social life. This vision, quite widespread in the pedagogical literature and in the discourses evoked in the field of education, is initially brought by the influence of Catholicism and the Jesuits in Brazilian education, being later strengthened by the republican ideals that take education as one of the pillars of the national organization and subsequently echo the theory of French intellectual Émile Durkheim.
Keywords: moralization; moral education; history of education; democratization of education; Durkheim.
Esta proposta de estudo busca historiar a emergência da modalidade de um discurso e de um projeto de intervenção gestados no interior de um campo simultaneamente conservador e autoritário que se desenha no Brasil a partir da década de 1910, privilegiando, nesse movimento, os diagnósticos e propostas relacionados à esfera educacional. Tal emergência é indissociada da produção escriturária do jurista, jornalista, político e pensador social fluminense Alberto Torres, priorizando as décadas de 1900 e 1910. Para a operacionalização do intento, além da revisão dos traços distintivos de seus postulados autoritário- -conservadores face à tradição liberal então dominante no pensamento social brasileiro, propõe-se um exame da articulação dos assuntos educacionais em seu programa de modernização da sociedade nacional.
Palavras-chave: educação; Alberto Torres; conservadorismo; tradição liberal.
This study proposal seeks to describe the emergence of the modality of a discourse and an intervention project created within a simultaneously conservative and authoritarian field that took shape in Brazil from the 1910s onwards, privileging, in this movement, diagnoses and proposals related to the educational sphere. Such an emergency is inseparable from the writing production of Alberto Torres, a jurist, journalist, politician and social thinker from Rio de Janeiro, prioritizing the 1900s and 1910s. For the operationalization of the intention, in addition to reviewing the distinctive traits of his authoritarian-conservative postulates in light of the liberal tradition dominant at the time in Brazilian social thought, this article proposes an examination of the articulation of educational issues in his program of modernization of the country’s society.
Keywords: education; Alberto Torres; conservatism; liberal tradition.
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