Revista USP – Número 138 – julho/agosto/setembro 2023

Editora: SCS/USP
Idioma: Português
Confira abaixo os artigos deste número e dos anteriores.

A Revista USP também oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo no Portal de Revistas da USP, seguindo o princípio de proporcionar maior democratização mundial do conhecimento

linguística da vida contemporânea

A linguagem como instrumento de compreensão do mundo atual

Todo dossiê da Revista USP possui suas idiossincrasias e histórias de bastidores. Com este “Linguística da Vida Contemporânea” não seria diferente. Marcelo Módolo, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é velho conhecido da casa, não só da revista, mas também do Jornal da USP, no qual, desde a pandemia, vem publicando (seja em parceria com seu colega Henrique Braga, seja com outros) artigos interessantíssimos sobre questões relacionadas ao universo da língua. São temas do dia a dia, fatos de linguagem recortados da TV ou do noticiário, sempre analisados com correção científica e uma dose de bom humor. E o período da pandemia, diga-se, com as trapalhadas de um governo inepto e de discurso idem, com suas “gripezinhas” e vacinas que faziam “virar jacaré”, pôde render farto material para análise.

A qualidade de tais artigos, bem como sua repercussão positiva dentro do jornal (o ensaio que abre o dossiê, aliás, de Beatriz Daruj Gil, é uma versão ampliada de um artigo publicado no jornal), nos motivou a franquear as portas da Revista USP à linguística. Infelizmente, como costuma acontecer às vezes, nem todos os temas inicialmente previstos puderam ser abordados, nem todos os autores que gostaríamos que estivessem presentes no dossiê puderam participar. Paciência. Fique o leitor, contudo, com uma pequena, mas significativa amostra dessa ciência que cada vez mais vem ganhando espaço na mídia e conquistando a atenção de um público para além dos muros da universidade, o que pode facilmente ser atestado pelo sucesso recente de livros como Viva a língua brasileira!, de Sérgio Rodrigues, e Latim em pó, de Caetano Galindo.

Fora do dossiê, na seção Textos, o artigo de Gabriel Rocha, do Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana do Instituto de Estudos Avançados da USP, e Walter Neves, professor sênior do IEA/USP, vale muito ser conferido. Nele são apresentados os grandes avanços da paleoantropologia, a ciência que estuda as origens humanas, durante a última década. Segundo os autores, a intenção do texto foi “diminuir a distância entre o debate que ocorre no Brasil e o que ocorre na cena internacional na descoberta do passado humano”. Suspeito que conseguiram.

Jurandir Renovato

Apresentação

É com grande satisfação que apresento o dossiê intitulado “Linguística da Vida Contemporânea”, uma compilação de artigos que exploram com profundidade e rigor acadêmico diversas facetas da linguagem em nossa sociedade contemporânea. Esta coletânea reúne cinco artigos notáveis, cada um deles contribuindo de maneira significativa para o entendimento da linguística no contexto atual.

O primeiro artigo, intitulado “Contra o prescritivismo, a fluidez da língua”, de Beatriz Daruj Gil, aborda uma questão fundamental no estudo da linguagem: a fluidez e a evolução natural da língua, em contraposição às prescrições normativas. Esse trabalho oferece uma perspectiva crítica e atualizada sobre a linguagem, destacando a importância de compreendermos a língua como um organismo em constante mutação.

Leia mais

                                                Marcelo Módolo

base_tarja_home_138

O prescritivismo nos discursos sobre a língua não é prática recente. A separação entre bons e maus usos linguísticos sempre expôs atitudes discriminatórias em relação às diversas formas do dizer, contrariando princípios da ciência linguística, por meio dos quais se sabe que a língua varia e muda. E que a variação é propriedade imanente de qualquer língua, por meio da qual se revelam as alterações sociais e históricas de determinada comunidade. Tendo como parâmetros fundamentos da sociolinguística, análise do discurso e da lexicologia, o que se propõe a analisar neste texto é o prescritivismo exposto em algumas escolhas lexicais feitas na matéria jornalística “Rede TV!: Lula usa linguagem ultrapassada ao citar ‘índio’ e ‘opção sexual’”, publicada no portal UOL, em 3/2/2023.

Palavras-chave: prescritivismo; língua; escolhas lexicais.

Prescriptivism in discourses about language is not a recent practice. The separation between good and bad linguistic uses has always exposed discriminatory attitudes towards different forms of saying, contrary to principles of linguistic science, through which it is known that language varies and changes. And that variation is an immanent property of any language, through which the social and historical alterations of a given community are revealed. Having as a parameter the fundamentals of sociolinguistics, discourse analysis and lexicology, what is proposed to be analyzed in this text is the prescriptivism exposed in some lexical choices made in the journalistic article “Rede TV!: Lula uses outdated language when citing ‘Indian’ and ‘sexual option’”, published on the UOL portal, on 02/03/2023.

Keywords: prescriptivism; language; lexical choices.

As fake news têm se revelado um grande problema do mundo moderno pelo fato de se espalharem muito rapidamente pela internet e influenciarem muitas pessoas em assuntos como política, economia, ciência e saúde. No período da pandemia de covid-19, foi possível observar como as fake news podem ser danosas para a sociedade, levando à descrença nas vacinas por parte de muitas pessoas e ao uso de medicamentos ineficazes como forma de automedicação pela população. Dessa forma, é importante investigar características linguísticas dos textos que promovem a desinformação para encontrar padrões ou pistas que possam levar a uma maior compreensão sobre como as fake news são construídas. Neste artigo, procuramos apresentar duas estratégias linguísticas utilizadas na construção de fake news com a finalidade de manipular as informações.

Palavras-chave: fake news; desinformação; estratégias de manipulação; modalidade epistêmica; evidencialidade.

Fake news have become a major problem in the modern world due to the fact that they are spread very quickly over the internet and influence many people in matters such as politics, economics, science and health. During the covid-19 pandemic, it was possible to observe how fake news can be harmful to society, leading to disbelief in vaccines on the part of many people and the use of ineffective medicines as a form of self-medication by the population. Thus, it is important to investigate linguistic characteristics of texts that promote disinformation to find patterns or clues that may lead to a greater understanding of how fake news are constructed. In this article, we try to present two linguistic strategies used in the construction of fake news in order to manipulate information.

Keywords: fake news; misinformation; manipulation strategies; epistemic modality; evidentiality.

O presente estudo toma por objeto as práticas linguístico-discursivas de rappers, a partir da concepção da terceira onda da sociolinguística, acerca das interações entre a linguagem e o social, descrita por trabalhos como Eckert (2005; 2006). Para tanto, analisamos transcrições de entrevistas de quatro sujeitos, concedidas ao programa “Manos e Minas”, focalizando os marcadores discursivos e as escolhas lexicais realizadas. Para melhor compreender como a linguagem é utilizada na construção das práticas sociais desse grupo de falantes, analisamos também as representações discursivas desses depoimentos e os contornos identitários realizados.

Palavras-chave: terceira onda da sociolinguística; linguagem de rappers; comunidade de prática.

This article takes as its object the linguistic-discursive practices of rappers, from the conception of the 3rd wave of Sociolinguistics, about the interactions between language and the social, described by works like Eckert (2005; 2006). For that, we analyzed transcripts of interviews with four subjects, granted to the “Manos e Minas” program, focusing on the discursive markers and the lexical choices made. To better understand how language is used in the construction of the social practices of this group of speakers, we also analyzed the discursive representations of these testimonies and the identity outlines carried out.

Keywords: 3ª wave of Sociolinguistics; rappers language; community of practice.

É comum considerar narrativas apenas como sequências lineares de sentenças, orais ou escritas, que descrevam eventos falsos, como, por exemplo, nas obras de ficção, ou verdadeiros, como nos testemunhos ou nos livros de história. Aqui se vai tomar a mesma narrativa, mas inserida de volta em seu contexto de enunciação. Uma narrativa se caracteriza como uma sequência contínua de eventos reais, da qual se extraem alguns para serem efetivamente codificados em sentenças. Os modelos de símbolos de Peirce e de Frege possibilitam que tais sequências sejam tratadas, respectivamente, como representâmen ou Sinn e os eventos, como interpretantes ou representações. A proposição de Bruner de que a enunciação decorre das disposições do interlocutor de atribuir intenções a esses representâmens e seus interpretantes exige do locutor que seus enunciados sejam atos linguísticos perlocucionais efetivos.

Palavras-chave: narrativas; enunciação; semiótica; heróis; atos linguísticos.

It is common to consider narratives only as linear sequences of sentences, oral or written, that describe false events, as, for example, in works of fiction, or true ones, as in testimonies or history books. Here, the same narrative will be taken, but inserted back into its enunciation context. A narrative is characterized as a continuous sequence of real events, from which some are extracted to be effectively encoded in sentences. Peirce’s and Frege’s models of symbols allow such sequences to be treated, respectively, as representamen or Sinn and events as interpretants or representations. Bruner’s proposition that enunciation stems from the interlocutor’s willingness to attribute intentions to these representamens and their interpretants requires the speaker that his utterances are effective perlocutionary linguistic acts.

Keywords: narratives; enunciation; semiotics; heroes; linguistic acts.

O objetivo deste estudo é oferecer uma explicação linguística para o fenômeno dos sobrenomes de cristãos-novos, evidenciando que o vínculo é arbitrário e que os sobrenomes não projetam sentidos, semanticamente. A partir da seleção de documentos oficiais emitidos pela Igreja Católica que registraram transações financeiras entre católicos e judeus, entre os séculos XII e XV, e de registros inquisitoriais de denúncias contra os cristãos-novos no Brasil do século XVIII, foram analisados os processos de (re)construção e (re)categorização dos referentes nos textos, identificando marcas da (re)categorização incorporadas nos sobrenomes e o desaparecimento dessas em função da instabilidade discursivo-textual.

Palavras-chave: sobrenomes de cristãos-novos; linguística textual; referenciação; categorização.

The goal of this study is to offer a linguistic explanation for the phenomenon of Marranos surnames, showing that the nexus is arbitrary and that surnames do not project meanings semantically. From the selection of official documents issued by the Catholic Church that recorded financial transactions between Catholics and Jews between XII and XV centuries and from inquisitorial records of condemnation of the Marrano in Brazil in the XVIII century are analyzed through the processes of (re) construction and (re)categorization of referents in texts. Therefore identifying marks of (re)categorization incorporated in surnames and their disappearance due to discursive-textual instability.

Keywords: Marranos surnames; text linguistic; referenciation; categorization.

Conteúdos especiais:

Revista USP é uma publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. Criada em 1989, é um veículo cultural de caráter ensaístico, o que confere maior dinamismo aos textos. Além disso, é multidisciplinar, aberta a todas as tendências. Outro fator a torna especial: a qualidade indiscutível dos colaboradores, que lhe possibilita ser um verdadeiro padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro.

Você terá a satisfação de ler a cada volume textos assinados pelos mais renomados autores em seu setor. Multidisciplinar e sem preconceitos, a Revista USP não privilegia esse ou aquele enfoque, esse ou aquele grupo, é aberta a todas as tendências.  

Endereço:

Rua da Praça do Relógio 109
Bloco L – 4o. andar
Cidade Universitária
Butantã – São Paulo/SP
CEP 05508-050
Telefone: (11) 3091-4403
Site: www.usp.br/revistausp
e-mail: revisusp@usp.br