USP e Marinha do Brasil renovam convênio acadêmico-científico

A parceria, que remonta ao ano de 1956, resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do país

11/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/05/2021 as 18:16
O diretor de Ensino da Marinha, contra-almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes (à esq.) e o reitor Vahan Agopyan na cerimônia de assinatura do convênio – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 11 de maio, a USP, por meio da Escola Politécnica (Poli), e a Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Ensino, assinaram a renovação do convênio de cooperação acadêmica entre as duas Instituições para a promoção de ensino e de pesquisa. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria.

A parceria da Universidade com a Marinha, que remonta ao ano de 1956, resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do país, oferecido pela Poli. Nesse período, foram formados mais de 500 oficiais engenheiros para a Marinha e cerca de dois mil engenheiros navais civis.

“A USP representa o sonho de um país desenvolvido tecnologicamente, um país de que temos a noção de todos os males que nos afligem, mas cujo único diagnóstico para solução passa pela educação. E quando se fala em educação séria, de alto nível, transformadora, obviamente a USP aparece como a grande líder nacional nesse campo”, destacou o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

Segundo Ferreira, “na década de 50, a Marinha fez uma opção estratégica de se associar a uma grande Universidade para que suas pesquisas na área de tecnologia e ciência fossem conduzidas pelo mundo acadêmico civil. Decorridos 62 anos, vemos que os resultados alcançados foram enormes. Acreditamos muito nessa parceria”.

Para o reitor da USP, Vahan Agopyan, “a decisão da Marinha foi importante não só para a Universidade, mas para a sociedade brasileira, dada a dimensão alcançada pelo curso de Engenharia Naval. Lanço o desafio para ampliarmos nossas atividades conjuntas e demonstrarmos que a Universidade e a Marinha estão juntas em prol do desenvolvimento do país”.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes; a diretora da Poli, Liedi Legi Bariani Bernucci; o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro; o diretor de Ensino da Marinha, contra-almirante André Luiz Silva de Santana Mendes; o diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, capitão de Mar-e-Guerra, Rogério Prado Lima de Souza; além de outros representantes da Universidade e da Marinha.

O comandante da Marinha, Eduardo Bacellar Leal Ferreira (no púlpito), destacou o caráter estratégico da parceria com a Universidade – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens