Webinars e eventos on-line da semana levam conhecimento da USP ao público externo

De 10 a 14 de agosto, vários temas serão abordados em transmissões on-line que podem ser acompanhadas pela internet

Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=344595
Agenda da semana apresenta eventos on-line gratuitos – Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 10 a 14 de agosto. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

.

Dia 10 de agosto – segunda-feira

EERP: há 67 anos formando recursos humanos em Enfermagem

O webinar que será transmitido às 16 horas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP vai abordar a formação de profissionais da saúde por ocasião do 67º aniversário da faculdade. O evento terá a participação de Maria Helena Palucci Marziale, diretora da EERP; Silvia Cassiani, assessora regional de Enfermagem e técnica de serviços da Opas/OMS; Karina Fonseca de Souza Leite, enfermeira do Samu de Ribeirão preto; Elias Tristão da Silva Neto, aluno de graduação; e Willians Braz Romano, funcionário da EERP. A inscrição pode ser realizada neste link (o endereço da transmissão será enviado por e-mail no dia do evento, a partir das 13h)

Dia 11 de agosto – terça-feira

Neoliberalismo e Londres em A linha da beleza de Alan Hollinghurst

Às 14 horas, uma oficina on-line irá discutir o romance The Line of Beauty (2004), de Alan Hollinghurst, a fim de refletir sobre a representação de Londres no período de governo de Margaret Thatcher, do neoliberalismo e da história da homossexualidade inglesa nesse período, principalmente no que diz respeito à epidemia da Aids na década de 1980. A oficina será ministrada por Júlia Braga Neves, doutora em Literatura e Cultura Inglesas pela Humboldt Universität zu Berlin e pelo Kings College London. O evento será on-line e gratuito com link de acesso disponibilizado no dia do evento neste link do Facebook.

Manejo de plantas daninhas de difícil controle em olericultura

Às 19h30, a live Manejo de plantas daninhas de difícil controle em olericultura terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Casa do Produtor Rural neste link, com a participação do professor Pedro Christoffoleti e dos engenheiros agrônomos Wilson Pereira Neto e Francielli Santos de Oliveira, integrantes do Grupo de Experimentação em Biologia de Plantas Daninhas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. O evento vai tratar de como o manejo de plantas daninhas torna-se uma etapa fundamental no processo produtivo de culturas olerícolas, responsável pela produção de mais de 80 espécies de hortaliças e que tem papel relevante no desenvolvimento da economia nacional. Os convidados irão listar as principais plantas daninhas em olericultura, métodos de controle, aspectos gerais da biologia dessas plantas, as limitações do controle químico, os principais casos de resistência a herbicidas e a importância do manejo integrado.

Dia 12 de agosto – quarta-feira

Liberdade de expressão e o direito contra a desinformação: O PL das fake news

Para debater alguns dos desafios em torno do Projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2360/20), aprovado no Senado no dia 30 de junho e atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, um evento on-line será transmitido às 10 horas neste link, com participação de Lucas Catib de Laurentiis e Felipe Grizotto Ferreira, ambos da PUC/Campinas, tendo como debatedores Eugênio Bucci e Vitor Blotta, do IEA, além de Nadini Lopes como mediadora. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

Proteção de dados na pandemia de covid-19

Com transmissão ao vivo a partir das 10 horas neste link, o Grupo de Estudos Direito e Tecnologia (Tech Law) do Instituto de Estudos Avançados da USP de Ribeirão Preto vai abordar temas como ética de Estado e desafios para a democracia, tecnologias de rastreamento pessoal, bases para o tratamento de dados e perigos do compartilhamento de dados pessoais durante a pandemia de covid-19. Participam Rafael Lima Sakr, da Universidade de Edimburgo; Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Cíntia Rosa Pereira de Lima, ambas da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto; e Evandro Eduardo Seron Ruiz, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Covid-19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Para discutir como os efeitos da covid-19 afetam as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que visam às melhorias e diminuir a desigualdade social da população mundial até 2030, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) vai reunir especialistas num evento on-line às 15 horas. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia, até meia hora antes do evento, neste link (o endereço do evento será enviado por e-mail aos inscritos). O encontro é promovido pelo Laboratório de Geografia Política e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia da FFLCH, com participação de Wagner Costa Ribeiro, professor titular do Departamento de Geografia da FFLCH; Luciana Ziglio, pós-doutora em Organizações e Sustentabilidade; Julio Barboza Chiquetto, pesquisador em nível de pós-doutorado do Programa USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA); e Fabiana Pegoraro Soares, doutoranda em Geografia Humana da FFLCH.

O mundo do trabalho a partir do coronavírus

Às 16 horas, um debate sobre as principais mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e a identificação de tendências, prognósticos e desejos, em especial sobre as pessoas e suas vidas, bem-estar e saúde, será transmitido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, neste link. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Sobre a Vida dos Trabalhadores do IEA e terá a participação de Fausto Augusto Júnior, do Dieese; Frida Marina Fischer, da Faculdade de Saúde Pública; e Laerte Idal Sznelwar, da Escola Politécnica, além de René Mendes, do IEA, como mediador.

VII seminário humanidade em tempo de pandemia – Amazônia e desmatamento: rumo a novas pandemias?

Com transmissão ao vivo às 18h pelo canal do YouTube da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), o VII seminário humanidade em tempo de pandemia terá como tema Amazônia e desmatamento: rumo a novas pandemias?, com a apresentação do professor Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia, especialista em Geografia Política e meio ambiente. O objetivo será debater como o desmatamento na Amazônia nesta época de pandemia pode ficar em segundo plano já que as atenções estão mais concentradas nas áreas de saúde e na retomada da economia. O evento é uma iniciativa da FFLCH em conjunto com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que pretende convidar especialistas de diversas áreas para debater a conjuntura atual. Confira o seminário neste link.

Dia 13 de agosto – quinta-feira

A Vigilância Sanitária na pandemia da covid-19: novos desafios para a proteção da saúde

Às 10 horas, o webinar da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove o painel on-line A Vigilância Sanitária na pandemia da covid-19: novos desafios para a proteção da saúde, que vai tratar das formas de fazer e das finalidades da proteção à saúde, dentro e fora ao contexto pandêmico. Algumas das questões a serem abordadas no encontro são “O Sistema Único de Saúde (SUS) estava preparado para uma pandemia desse porte?”; “Como está a área da Vigilância Sanitária no SUS?”; “Haverá uma ‘pedagogia’ sobre este momento pandêmico e lições a serem aprendidas pela Vigilância Sanitária?”. A transmissão será feita pelo canal da FSP no YouTube neste link.

Paticipam do evento Ana Maria Figueiredo, médica sanitarista; Luiz Antonio Dias Quitério, engenheiro agrônomo especialista e mestre em Saúde Pública; Maria Filomena de Gouveia Vilela, docente de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas; e, como mediadora, Maria Cristina da Costa Marques, docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP.

Dia 14 de agosto – sexta-feira

Traduções e empréstimos da fotografia: transformações literárias na era fotográfica

Às 14 horas, o canal do YouTube da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP neste link vai transmitir a palestra on-line Traduções e empréstimos da fotografia: transformações literárias na era fotográfica, com Juliana Mantovani, professora do curso superior de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa do Instituto Federal de Brasília. Ela vai tratar de como as relações fotoliterárias se manifestam com evidência nas ilustrações fotográficas de livros, bastante numerosas em edições literárias a partir da segunda metade do século 19, mas que com o advento da fotografia, em 1839, já gerava interferências de ordem temática e estrutural na literatura.

A atividade pretende dar destaque para os debates relacionados às pesquisas da área de tradução e é uma iniciativa conjunta do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH.

Sistemas de saúde em tempos de pandemia

Com transmissão on-line neste link , às 14:30 horas, o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove o evento Sistemas de saúde em tempos de pandemia, quando pesquisadores nas áreas de saúde pública e medicina vão discutir os efeitos da pandemia comparando o sistema de atendimento universal e gratuito no Brasil e a assistência privada nos Estados Unidos. Os focos da discussão incluirão: como imigrantes e grupos minoritários são afetados pela pandemia e por que a continuidade de cuidado de doenças crônicas é tão maior no Brasil do que nos EUA. Como expositores participarão Fernando Cosentino, da UBS Bom Retiro, e Emily S. Pingel, da Emory University, além de Alexandra Llovet, da mesma universidade, como debatedora.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.