Voluntários podem responder pesquisa on-line da USP sobre bem-estar

Proposta do estudo realizado pelo Instituto de Psicologia é criar uma escala brasileira de bem-estar

Por - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=190756
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto de Psicologia (IP) da USP e o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-estar e Comportamento Humano (CPBEC) buscam voluntários para uma pesquisa sobre o bem-estar da população brasileira. Podem participar brasileiros maiores de 18 anos que estejam dispostos a responder a um questionário on-line. O tempo para preenchimento é de aproximadamente 15 minutos.

Por meio da criação de uma Escala Brasileira de Bem-Estar Subjetivo (EBBES), a pesquisa deve ser aplicada em cerca de 1.600 participantes. O estudo está sendo desenvolvido pelas pesquisadoras de pós-doutorado Renata Pereira de Felipe e Ana Carla Crispim, e coordenado pela professora Emma Otta.

O objetivo é desenvolver um instrumento de avaliação de bem-estar subjetivo válido, breve, de fácil compreensão e adaptado à realidade brasileira. Todas as informações e opiniões fornecidas pelos participantes serão tratadas de maneira confidencial.

O CPBEC tem como principal objetivo promover pesquisas sobre o bem-estar psicológico, abordando aspectos como emoções positivas, intervenções comportamentais e a base neural de processos sociais e afetivos. Os estudos estão sendo desenvolvidos no âmbito de uma perspectiva interdisciplinar, integrando psicologia, neurociência e ciências da saúde, com interseções com ciências sociais humanas e aplicadas.

O centro é fruto de uma parceria firmada entre USP, Fapesp e Natura S.A. Cosméticos.