Pesquisa sobre depressão recebe voluntários para tratamento com estimulação magnética

Projeto do Instituto de Psiquiatria da USP precisa de mulheres e homens de 18 a 65 anos para investigar a eficácia da estimulação de pequenas regiões do cérebro; pesquisa oferecerá tratamento gratuitamente

30/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/05/2022 as 12:50
Estimulação magnética transcraniana – Foto: Divulgação/IPq

.
O Instituto de Psiquiatria da USP está buscando voluntários de 18 a 65 anos, que tenham sido diagnosticados com depressão. Os interessados em participar da pesquisa realizarão ressonância cerebral e terão tratamento gratuito por meio de estimulação magnética transcraniana – técnica não invasiva que utiliza campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro.

O tratamento é presencial e requer que o paciente vá todos os dias durante o tratamento ao Hospital das Clínicas, na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, para receber as sessões de estimulação, que possuem duração aproximada de 10 minutos.

A pesquisa é uma iniciativa do Serviço Interdisciplinar em Neuromodulação e o grupo de médicos e pesquisadores pretende verificar a eficácia do método no tratamento da depressão em adultos, passando a representar mais uma opção terapêutica aos pacientes. Já existem evidências dos benefícios trazidos pela estimulação magnética transcraniana repetitiva em pacientes com depressão.

As inscrições para triagem são feitas exclusivamente pelo formulário on-line disponível no link: http://redcap.link/tbs

.