Pesquisa da USP busca voluntários para responder sobre atração, sexualidade e emoções

Para participar do estudo do Instituto de Psicologia da USP é necessário ter mais de 18 anos e responder o questionário on-line

 12/05/2023 - Publicado há 11 meses
Foto: Visualhunt CC

.
Uma pesquisa do Laboratório de Evolução, Comportamento e Sexualidade do Instituto de Psicologia (IP) da USP quer entender a influência de fatores psicossociais na atratividade sexual humana. Para participar, basta ter mais de 18 anos e acessar o questionário disponível on-line neste link. O tempo médio para responder às questões é de 30 minutos.

O estudo é realizado pelos pesquisadores Andreone Medrado e Jaroslava Valentova, ambos do IP. Eles querem saber se a percepção individual sobre a atração sexual em relação à outra pessoa pode ser influenciada por várias emoções (como felicidade, medo, nojo etc.). Além disso, querem testar o quanto a nossa religiosidade pode ser influenciada por estímulos visuais contendo diferentes tipos de imagens, situações e contextos.

A pesquisa leva em conta que estudos têm sugerido que a maneira como nos atraímos pelas pessoas pode ser influenciada por fatores socioambientais, como estímulos visuais, sonoros e olfativos, além de leis e a religião. Faz parte da interação humana a maneira como nos atraímos pelas pessoas e entre tais interações existem os encontros amorosos, como relações sexuais casuais, e escolha de parcerias sexuais, mas também outros tipos de encontros, que representam um aspecto muito importante na nossa vida.

Todas as respostas dos participantes são anônimas e em nenhum momento é necessário se identificar. Para acessar o questionário clique aqui.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.