Pesquisa da USP busca voluntários para responder sobre amizade e atividades de lazer

Podem participar pessoas entre 18 e 40 anos de idade que devem participar presencialmente da pesquisa no Instituto de Psicologia da USP, no campus universitário no bairro do Butantã

23/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 01/03/2023 as 10:40
Foto: Visualhunt

.
Pesquisas apontam que a qualidade dos nossos relacionamentos sociais impacta diversas áreas da nossa vida, seja atuando como fator de proteção contra transtornos de depressão e ansiedade, até ajudando a encontrar um emprego ou na criação dos filhos. Contudo, a maioria das pesquisas tem focado em relações com importância biológica, como a relação mãe-bebê ou relacionamentos românticos e sexuais; ou consideradas necessárias para o exercício da cidadania, como a professor-aluno e empregado-empregador. Poucas pesquisas estudaram os relacionamentos nos quais passamos ou buscamos passar a maior parte do nosso tempo: as amizades.

Diferente das outras relações, as amizades são capazes de se manter estáveis por décadas sem a necessidade de uma autoridade externa ou consanguinidade. Aparentemente, as atividades de lazer, como jogar, beber, dançar e festejar tem papel importante na formação e manutenção desse tipo único de relacionamento, mas, como exatamente esses dois fenômenos estão relacionados é pouco compreendido, não só pela escassez de pesquisas sobre a amizade, mas pela escassez de estudos sobre as atividades lúdicas.

Buscando preencher essa lacuna, o doutorando Yago Lukševičius de Moraes, orientado pela professora Jaroslava Varella Valentova, ambos do Instituto de Psicologia (IP) da USP, e coorientado pela professora Selen Türkay, da Queensland University of Technology, buscam voluntários para uma pesquisa voluntária presencial no IP. Os participantes irão interagir no laboratório com pessoas desconhecidas, em três encontros quinzenais no campus da USP, no bairro do Butantã, por meio de atividades lúdicas e reportarem como elas interpretam o relacionamento que existe entre elas. O primeiro encontro tem duração aproximada de 40 minutos, enquanto os outros dois duram cerca de 20 minutos.

Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 40 anos de idade e saiba ler e escrever português pode participar, basta informar o interesse para o pesquisador responsável através do e-mail yagolmoraes@usp.br ou pelo WhatsApp (11) 976-381-784. Dúvidas podem ser tiradas pelos mesmos canais.