Pesquisa busca voluntários para avaliar frequência cardíaca durante jogo de computador

Podem se inscrever para a avaliação, que será presencial, voluntários saudáveis do sexo masculino com idades variando entre 18 e 40 anos

 19/08/2021 - Publicado há 4 meses
Voluntários serão avaliados com o jogo Pong – Arte sobre foto/123RF

.
Uma pesquisa do Grupo de Biologia de Sistemas e Neurociência de Sistemas do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP quer avaliar a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) durante a realização de um jogo de computador. Podem se inscrever no estudo voluntários saudáveis do sexo masculino com idades variando entre 18 e 40 anos, que devem preencher o formulário on-line neste link para que seja possível realizar o agendamento a fim de evitar aglomerações.

O experimento consiste em coletar os dados de frequência cardíaca dos participantes utilizando o transmissor cardíaco Polar H10 durante a realização do jogo Pong. A duração do experimento será de 20 minutos. Os participantes terão alguns dados pessoas coletados apenas para fins de comparações e avaliações estatísticas, que não permitem identificação e serão mantidos sob sigilo. É possível desistir a qualquer momento do estudo.

Os voluntários não poderão possuir um histórico de doença cardíaca, hipertensão sistêmica ou outras condições que possam potencialmente influenciar a análise da VFC deste estudo. Além disso, os participantes não poderão ser obesos e não poderão fazer uso de nenhum medicamento, drogas, álcool ou realizar atividades físicas intensas nas 12 horas anteriores ao experimento.

O responsável pelo estudo é o pesquisador André Fujita, disponível para dúvidas no e-mail andrefujita@usp.br.

Inscrições: https://forms.gle/2tNEv39eEpKkCZJXA

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.