Estudo busca voluntários para investigar comportamento agressivo em relacionamentos

Objetivo da pesquisa que tem participação do Instituto de Psicologia da USP é verificar como as pessoas tratam os outros segundo a proximidade; questionário on-line dura cerca de 12 minutos para ser respondido

04/07/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Freepik

.
O Instituto de Psicologia (IP) da USP está buscando voluntários para participarem de uma pesquisa internacional sobre comportamento agressivo em diferentes relacionamentos. A intenção é verificar como as pessoas tratam os outros segundo a proximidade, sejam familiares, amigos e pessoas desconhecidas. Para participar da investigação, é preciso ter mais de 18 anos, pelo menos um irmão ou irmã, e disponibilidade de cerca de 12 minutos para responder a um questionário on-line neste link.

Os questionamentos são, por exemplo: como nós agimos quando se trata do nosso irmão, e como no caso de uma vizinha, e se fosse uma pessoa desconhecida? Quais as nossas atitudes morais a essas pessoas? Estamos diferenciando pessoas conhecidas, familiares, e pessoas desconhecidas? Como isso pode influenciar o nosso comportamento em interação com essas pessoas?

A pesquisa busca responder perguntas que serão importantes para o conhecimento sobre o comportamento social humano, o que é importante para uma possível aplicação na psicologia clínica.

Trata-se de um estudo coordenado pela professora Joraslava Valentova, do Departamento de Psicologia Experimental do IP, em parceria com o professor Doug Kenrick, do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

Para participar da pesquisa acesse https://bit.ly/3yOsuoq.

.