Estudo busca voluntários para avaliar influência do contexto na impressão sobre as pessoas

Pesquisa com colaboração do Instituto de Psicologia da USP tem participação anônima e on-line, com duração de menos de 20 minutos

04/04/2022 - Publicado há 2 anos
Pesquisa vai avaliar impressão que temos sobre as pessoas – Foto: 123RF

Uma pesquisa intercultural e internacional liderada por cientistas da Universidade do Texas com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Psicologia (IP) da USP está investigando como diferentes atos, contextos, características e eventos podem influenciar as impressões e as atitudes que temos acerca de homens e mulheres. A ideia é ver até que ponto participantes de diferentes países convergem ou divergem nas suas impressões e atitudes interpessoais. Esta compreensão irá proporcionar um avanço no conhecimento sobre aspectos importantes das relações sociais. Para ler os termos da pesquisa e consentir em participar basta ter 18 anos ou mais e responder anonimamente às questões da pesquisa neste link.

Fatores geográficos, ecológicos, sociais e históricos sempre influenciam como pessoas de diferentes culturas lidam com as impressões interpessoais. Porém o quanto dessas impressões sociais é universal ou típico de algumas regiões ainda é pouco estudado. A experiência pessoal ao lidar com outras pessoas em sociedade oferece uma fonte muito rica de indícios sobre como os outros são vistos e como contextos e ações podem mudar essas impressões.

Será que em todos os países uma pessoa que estiver saudável, fizer um sacrifício pelo grupo ou tiver parentes de sucesso são percebidas socialmente da mesma forma? E será que dentro de cada cultura homens e mulheres serão percebidos da mesma maneira se forem criativos, tiverem bom senso de humor ou forem atraentes fisicamente? Estas e outras indagações são o alvo desta pesquisa empírica em psicologia experimental.

Os pesquisadores esperam que as pessoas respondam de forma honesta e espontânea às questões para obter uma visão mais fiel das impressões pessoais existentes no Brasil, o que possibilita melhor comparação com os outros países. O preenchimento do formulário de pesquisa on-line é voluntário e anônimo e, em geral, leva menos de 20 minutos.

O pesquisador nacional parceiro desta pesquisa é Marco A. C. Varella, professor visitante e pesquisador pós-doutor no IP. Mais informações no e-mail: macvarella@usp.br.

Para participar da pesquisa clique aqui.