Como manipular objetos pode influenciar no desenvolvimento infantil?

Pesquisa realizada na USP convida pais e responsáveis por bebês com idade entre 6 e 18 meses para contribuir com estudo sobre o tema

 15/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Foto: rawpixel.com / Freepik

.

Uma pesquisa conduzida no Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, busca pais e responsáveis voluntários para participar do estudo Influência da demonstração e das características dos objetos no desenvolvimento infantil. O objetivo é investigar como bebês entre seis e 18 meses exploram objetos demonstrados por seus cuidadores.

O estudo faz parte do pós-doutorado de Renata Pereira de Felipe, orientado pela professora Briseida Dôgo de Resende, do Departamento Psicologia Experimental do IP. Todas as etapas serão realizadas on-line devido ao momento de pandemia.

A participação dos voluntários é dividida em duas partes. A primeira consiste no preenchimento do formulário on-line, que leva cerca de 15 minutos. A segunda etapa da pesquisa será a gravação de momentos de interação entre o responsável e o bebê, na qual devem ser captadas imagens uma vez por mês ao longo de um ano. Cada gravação deve durar, em média, cinco minutos.

Embora a colaboração seja voluntária, ela é essencial para o estudo e a ciência que está sendo desenvolvida na área do desenvolvimento infantil.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.