Virada Malba Tahan celebra matemática com sala dos problemas e oficinas de ensino criativo

Evento do Instituto de Matemática e Estatística da USP comemora o Dia Nacional da Matemática em homenagem ao professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan

05/05/2022 - Publicado há 2 anos
Evento vai apresentar materiais criativos para o ensino da matemática – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Em sua sétima edição, a Virada Malba Tahan comemora o Dia Nacional da Matemática com visitas guiadas, palestras e oficinas on-line e presenciais durante o mês de maio. O evento homenageia o professor Julio Cesar de Mello e Souza, grande divulgador brasileiro da matemática e verdadeiro autor de O homem que calculava. Este ano, a virada volta a ter atividades presenciais nos dias 20 e 21 de maio, entre elas a Sala dos 1001 problemas, Sala dos Caleidoscópios e Matemateca. Para as visitas presenciais é necessário se inscrever neste formulário.

As atividades presenciais serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, responsável pelo evento. A abertura será virtual no dia 6 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática. Para acompanhar a abertura do evento e as demais atividades on-line, inscreva-se no Canal do Youtube do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (IME/USP).

“Dentre as nossas atrações, teremos mais uma edição da Revista Malba, visitas guiadas às salas temáticas, palestras e oficinas. Todas elas visando ao aperfeiçoamento do ensino de Matemática, além da divulgação da vida e obra do nosso homenageado”, informa a organização da virada. O cronograma detalhado das atividades ainda não foi divulgado.

No universo literário de Malba Tahan, os problemas matemáticos eram apresentados em contextos criativos nos quais os leitores construíam a matemática de forma lúdica e interessante. Defina o lembrete para assistir à palestra no dia 6/5, sobre como essa abordagem pode ajudar a trabalhar empatia e imaginação nas aulas de matemática.

+ Mais

Divertida e curiosa, matemática é celebrada neste mês na Virada Malba Tahan

Ensino de Matemática

A Virada Malba Tahan é uma iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM), órgão ligado ao Instituto de Matemática e Estatística da USP. O CAEM é um órgão de extensão que tem como objetivo fundamental prestar serviços de aperfeiçoamento e de extensão científico-cultural voltados prioritariamente ao ensino de matemática na educação básica.

Anualmente, o CAEM lança a Revista Malba, produzida por estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e em Física da USP como parte das atividades da Virada Malba Tahan. O evento homenageia o professor Julio Cesar de Mello Souza, criador do famoso pseudônimo Malba Tahan. Confira a última edição da revista clicando aqui.

Saiba mais:
www.instagram.com/caem_ime_usp