Arte sobre foto / 123RF

Vídeos mostram experiências inovadoras no ensino de matemática

Produções de professores da educação básica foram selecionadas pelo Instituto de Matemática da USP e premiados em festival

25/05/2021

Redação

Uma série de vídeos mostrando a experiência de professores da educação básica de matemática está disponível no Canal do Youtube do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática João Afonso Pascarelli (CAEM), órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Os vídeos são inéditos e foram premiados no 1º Festival de Vídeos de Práticas de Ensino de Matemática, evento que ocorreu no último mês de fevereiro.

Uma comissão avaliadora selecionou 17 vídeos educativos que foram para uma votação popular. Todos eles estão disponíveis ao público e divididos por ciclos de ensino: Fundamental I – que compreende a fase do 1º ao 5º ano; Fundamental II – do 6º ao 9º ano e Ensino Médio – última etapa da educação básica brasileira, composta por três anos consecutivos.

Os vídeos abordam práticas de ensino de matemática, presenciais, semipresenciais ou a distância, que buscam estimular a participação ativa de estudantes em seu processo de aprendizagem. A ação integra um projeto de extensão no âmbito do 5º Edital SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

“A ideia do Festival surgiu principalmente da vontade de divulgar boas práticas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, valorizando seus esforços na promoção de atividades matemáticas ricas e significativas para os alunos em sala de aula”, destaca Ana Paula Jahn, professora do IME e diretora do CAEM.

Ela explica que o trabalho de formação realizado pelo Centro, por meio de cursos, oficinas e eventos, busca articular teoria e prática, incentivando os professores a divulgarem suas iniciativas no ensino de matemática e, com isso, identificar o potencial didático para envolver os estudantes e melhorar a aprendizagem da disciplina.

“Nossa ideia com o festival foi criar um espaço para a divulgação dessas iniciativas inovadoras, de forma que professores pudessem se sentir cada vez mais motivados a comunicar suas experiências, a refletirem sobre suas práticas, bem como motivar ou inspirar outros colegas”, conta Ana Paula.

Foto: Reprodução/IMESP

Ana Paula Jahn, professora do Instituto de Matemática e Estatística da USP - Foto: Reprodução/IMESP

Vencedor na categoria Ensino Fundamental I

Vencedor na categoria Ensino Fundamental II

Vencedor na categoria Ensino Médio

Matemática em tempos de pandemia

Segundo a professora do IME, diversos estudos na área de Educação Matemática discutem há algumas décadas as possibilidades do uso de vídeos no ensino da disciplina. Mais recentemente, passou-se a dar destaque às questões sobre o potencial de atividades de produção de vídeos pelos próprios alunos, como forma de transformar o espaço da sala de aula em um ambiente mais dinâmico, com maior interação, visando promover a autonomia e desenvolver a criatividade dos estudantes. “A equipe do CAEM viu no Festival uma forma de levar os professores a exercitarem esse tipo de atividade de produção de vídeo e, desta forma, terem mais experiência e condições de refletir sobre seu uso em sala de aula com seus alunos, o que para nós é essencial nesses tempos de pandemia”.

A professora destaca ainda a avaliação positiva feita pela Comissão Julgadora – constituída essencialmente de educadores matemáticos – sobre o potencial dos vídeos com relação à participação ativa de estudantes na prática proposta, bem como do aporte didático-pedagógico para sua implementação em sala de aula.

“Tivemos vídeos com proposta do uso de jogos, bem fundamentadas, com clara indicação do que poderia ser explorado e de estratégias didáticas baseadas na experiência do professor”, analisa Ana Paula. Ela também destaca as iniciativas que enfatizaram uma abordagem interdisciplinar, com uso de diversos materiais didáticos e paradidáticos. “O Festival abriu espaço para o compartilhamento de experiências que esperamos poder inspirar outros grupos a realizá-las”.

Sobre o CAEM

O CAEM é um órgão de extensão do Instituto de Matemática e Estatística da USP (ME−USP), dirigido por professores do Departamento de Matemática. Tem como principais objetivos a assessoria, formação continuada, qualificação de professores da Educação Básica, além de apoiar ações de formação inicial junto ao curso de Licenciatura em Matemática do IME−USP. Dentre outras atividades, o CAEM oferece cursos, oficinas, palestras e promove eventos, voltados a professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino. A maior parte das atividades é gratuita para todos os professores das redes pública e particular, e para estudantes da USP.

Saiba mais sobre o festival aqui: https://festivalvpem_caem.ime.usp.br/index.html